Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 25 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023, 09:21 - A | A

Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023, 09h:21 - A | A

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Presidente do TCE diz que MT "é um estado rico e miserável ao mesmo tempo"

Sérgio Ricardo enfatizou que os tribunais são a instituição mais importante do Brasil.

Da Redação

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Sérgio Ricardo, disse em entrevista à Rádio Cultura “Mato Grosso é um estado rico e miserável ao mesmo tempo. Nós temos Lucas do Rio Verde, uma cidade rica e próspera que tem aumentado sua população em 70%, mas temos Barão de Melgaço, onde as crianças da creche e das escolas estão bebendo água contaminada, o esgoto se mistura com a água e as crianças bebem. São desigualdades que nós teremos que acabar”.

Sérgio Ricardo disse ainda que seu principal objetivo à frente do órgão será combater a desigualdade em Mato Grosso. “Assim como no Brasil, metade da população de Mato Grosso vive em estado de insegurança alimentar, abaixo da linha da miséria. Mato Grosso tem 3 milhões e 600 mil habitantes, e 900 mil pessoas vive do Bolsa Família, 23,3% da população vive do Bolsa Família. Então, tem alguma coisa para se consertar. Fomos notícia da fila do ossinho, mas a coisa é bem mais grave, tem gente que não consegue chegar nessa fila”.

O presidente do TCE salientou que ele e os outros membros do tribunal irão fiscalizar com mais rigor as contas dos municípios.

“Minha função não é só de julgar contas, para mim não serve apenas o ‘apliquei 25%, 30% na educação’, eu vou questionar os prefeitos ‘tem algum analfabeto na sua cidade? Tem criança fora da sala de aula? Tem alguma escola detonada sem cadeira e sem banheiro?’ se não, não valeu de nada"", exemplificou.

Importância dos TCEs

Sérgio Ricardo enfatizou que os tribunais são a instituição mais importante do Brasil. “Mato Grosso tem ilhas de prosperidade e ilhas de miséria, e o Tribunal de Contas sabe disso. Por isso eu digo que os tribunais são as instituições mais importantes da república brasileira, porque nós pegamos o holerite do município, a prestação de contas do município”.

*Com informações Gazeta Digital

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia