04 de Julho de 2025
Sexta-feira, 04 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 04 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 15:04 - A | A

Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 15h:04 - A | A

TECNOLOGIA

M. Dias Branco utiliza Inteligência Artificial para apoiar time de vendas

Solução criada pela A3Data ajuda equipe a definir portfólio e estratégia de preço para diferentes regiões e pontos de vendas

Da assessoria
Da Redação

No time de vendas da M. Dias Branco, formado por mais de 300 profissionais, uma colaboradora se destaca: Manu, a assistente baseada em IA Generativa desenvolvida com exclusividade para a companhia pela A3Data, consultoria especializada em dados e Inteligência Artificial, em parceria com a AWS. Com a ajuda da tecnologia, informações sobre margem de contribuição estão sendo geradas em um prazo de menos de 24 horas, permitindo que profissionais da empresa alocados em todo o país tenham insights estratégicos que permitem maior eficiência comercial e mercadológica com mais rentabilidade.
“A assistente baseada em IA nos ajudou a automatizar e democratizar o processamento e a análise de dados financeiros vitais, possibilitando a tomada de decisões estratégicas por diversas lideranças e equipes operacionais”, explica Rafael Lima, diretor executivo de TI da M. Dias Branco.
Com um portfólio diverso, como massas, biscoitos, torradas, farinhas, margarinas, snacks, granolas e temperos, a companhia está presente em mais de 300 mil pontos de venda em 3,2 mil cidades em todo o país. São 20 marcas de alcance nacional ou regional, como Piraquê, Adria, Vitarella, Fortaleza, Richester, Isabela, Finna e Jasmine. O tamanho e a complexidade da operação criam um desafio extra para a definição do melhor portfólio, com melhor preço, para cada região ou ponto de vendas.
Com o suporte da assistente de inteligência artificial Manu, a análise de rentabilidade comercial passou a ser apresentada às lideranças comerciais e mercadológicas logo após o fechamento contábil.
Os gestores recebem relatórios personalizados com insights relevantes sobre o desempenho de suas regiões, canais ou marcas. Além disso, a própria Manu entrega vídeos comentados com a leitura analítica dos dados — tudo de forma autônoma, sem intervenção humana.
“Acreditamos que essa dinâmica vai contribuir para que as equipes comerciais compreendam mais rapidamente seus resultados e redirecionem suas estratégias de forma mais ágil e eficiente”, destaca Luciane Sallas, diretora executiva de Investimentos e Planejamento Financeiro da M. Dias Branco.
Para apoiar a companhia nesse desafio, a A3Data desenvolveu uma aplicação baseada em Inteligência Artificial Generativa (GenAI), utilizando a infraestrutura de nuvem da Amazon Web Services (AWS). Manu permite que a M. Dias Branco utilize algoritmos para automatizar a coleta, o processamento e a análise dos dados.
“Como resultado, a M. Dias Branco reduziu significativamente o tempo necessário para gerar análises sobre os cálculos, além de acelerar a produção de relatórios, permitindo que os insights estratégicos sejam acessados por aproximadamente 300 pessoas, proporcionando mais proatividade entre as equipes operacionais”, explica Rodrigo Pereira, CEO da A3Data.
A assistente de IA Manu habilita análises detalhadas e personalizadas, alcançando diferentes dimensões do negócio, como unidades de produção, regiões e produtos específicos. Isso facilita a identificação de oportunidades de melhoria e a resolução de problemas antes que eles impactem negativamente a performance de vendas e financeira da empresa.
Informações como o produto de maior desvio numa determinada regional ou mesmo as categorias que mais contribuíram positivamente e negativamente para o modelo de atendimento são alguns exemplos das informações que passaram a ser acessadas de forma mais dinâmica para a tomada de decisão mais rápida. As operações se tornaram mais fluídas, um fator que é fundamental num setor tão competitivo quanto o alimentício, o que eleva o patamar na indústria em termos de eficiência e inovação.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia