Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Terça-feira, 15 de Agosto de 2023, 08:57 - A | A

Terça-feira, 15 de Agosto de 2023, 08h:57 - A | A

ENERGIA REESTABELECIDA

Apagão deixa mais de 340 mil clientes sem energia em Mato Grosso

Aneel disse que o blecaute ocorrido foi de “grande porte” e afetou pelo menos quatro regiões do país

KATIANA PEREIRA
Da Redação

Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia Nesta terça-feira (15). Em Mato Grosso, a Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. A interrupção foi registrada a partir das 7h30 e afetou cerca de 343 mil clientes em todas as regiões do estado.

Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O restabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, disse que o blecaute ocorrido na manhã desta terça-feira (15) foi de “grande porte” e afetou pelo menos quatro regiões do país.

Na abertura da reunião semanal de diretoria colegiada da agência, ele informou que o apagão afetou o Norte e o Nordeste, além de “algumas áreas” do Sudeste e do Centro-Oeste. Feitosa excluiu apenas a região Sul.

Atualização às 09h35
Energisa Mato Grosso: 100% do atendimento restabelecido!

A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. A interrupção foi registrada a partir das 7h30 e afetou cerca de 343 mil clientes em todas as regiões do estado.

O atendimento em Mato Grosso já foi 100% normalizado! Em caso de algum problema individual, a companhia pede que sejam acionados os canais digitais de atendimento. São eles:

Canais de Atendimento:
Whatsapp Gisa: 65 99999 7974
Aplicativo Energisa ON
www.energisa.com.br
0800 646 4196

Municípios atingidos

Juara, Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Paranatinga, Sorriso, Nova Mutum, Sapezal, Sinop, Rondonópolis, Araputanga, Confresa, Vila Rica, Campo Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, São José dos Quatro Marcos, Lucas do Rio Verde, Poconé, Diamantino, Nortelândia, Nobres, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, Nova Brasilândia, Primavera do Leste, União do Sul, Nova Ubiratã, Marcelândia, Jauru, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Reserva do Cabaçal, Vila Bela da Santíssima Trindade, Gaúcha do Norte, Alto Boa Vista, Santiago do Norte, Porto Alegre do Norte, Figueirópolis, Mirassol D'Oeste, Cachoeirinha, Indiavaí e Santo Antonio de Leverger e Rondolândia.

Veja nota informativa do Ministério de Minas e Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia