02 de Julho de 2025
Quarta-feira, 02 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 02 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quinta-feira, 27 de Junho de 2024, 14:53 - A | A

Quinta-feira, 27 de Junho de 2024, 14h:53 - A | A

RIO PARAGUAI

Seca do rio Paraguai leva organização do FIPe a reduzir equipes da pesca motorizada

Do Cáceres Notícias

A seca do rio Paraguai leva a Comissão Organizadora do 41º Festival Internacional de Pesca Esportiva (41º FIPe) de Cáceres, a promover pequenasregulamento para garantir a segurança dos competidores da prova embarcada motorizada, principal competição que acontece no dia 7 de julho no encerramento do festival.

Nesta terça-feira (25/06), a 12 dias do festival, o nível de água na Baia do Malheiros, ponto de concentração e largada das equipes da pesmotorizada, é de 85 centímetros. Um dos menores volumes de água dos últimos tempos para o período. A informação da Marinha do Brasil, em Cáceres, é de que o rio está secando, em média, dois centímetros por dia.

Entre as alterações, em razão da seca, o limite máximo estipulado é de 250 equipes, para a pesca embarcada motorizada. Menos 76 equipes, em relação ao FIPede 2023, quando competiram 326 equipes. O local de concentração e largadas das embarcações, com motores mais potentes também sofrerá pequena mudança. Antes em frente à sede da Sicmatur, neste ano, será nas imediações do cais do porto.

“Essas pequenas mudanças constam no regulamento, visando garantir a segurança dos competidores. A decisão foi tomada pela comissão de arbitragem, em consonância com a Marinha do Brasil, para evitar acidentes que podem ocorrer no momento da largada, devido ao baixo volume de água no local de concentraçãodas equipes” explica o diretor da comissão de arbitragem Claudionor Duarte.

Duarte explicou que as alterações já estavam previstas levando em conta que, em razão da previsão de seca prolongada, no Pantanal Mato-grossense, técnicos daSicmatur vem, há muito tempo, monitorando o volume de água no rio Paraguai, principalmente, nas proximidades do ponto de concentração e largada das equipese das competições das demais modalidades de pesca do FIPe.

Apesar de já estarem contidas no regulamento, conforme Claudionor, as mudanças não estão totalmente definidas. Afirmou que, ainda nesta semana, a comissãode arbitragem se reúne com técnicos da Marinha do Brasil para o retoque final. “Ainda existem 12 dias para a prova. Essas alterações ainda poderão ser mudadas.Vamos nos reunir nesta semana com a Marinha para a definição final”.

“Essas pequenas mudanças constam no regulamento, visando garantir a segurança dos competidores” afirma Claudionor Duarte – diretor da Comissão de Arbitragem.

Fila Indiana

A exemplo dos anos anteriores, as equipes com motores de maior potência irão largar primeiro. A novidade, conforme o diretor de arbitragem, será que irão largarem modelo de “fila indiana”. Ou seja: um atrás do outro para não provocar maior ondulação na água, fato que contribui para ocorrência de acidentes.

Pela ordem, conforme o regulamento, sairão primeiras as equipes com motores acima de 60HPs; em seguida darão largadas as dos motores com potência de 50 a25 HPs e por último de 20 a 15 HPs. O intervalo das largadas será de 10 minutos de uma para outra.

Demais modalidades sem alteração

O regulamento só prevê mudança de local para largada da prova de pesca embarcada motorizada que acontece no encerramento do festival no dia 7 de julho. As demais competições estão previstas para o mesmo lugar dos anos anteriores e com o mesmo número de participantes.

Para o Torneio de Pesca (PCD) Pessoas com Deficiência que ocorre no dia 2 de julho, primeiro dia do festival, foram definidas 150 participantes; Torneio de PescaSênior, no dia 3 de julho, são esperados 350 pescadores; Torneio de Pesca Infantil, em 4 de julho, estão previstos 1000 competidores. Torneio de Pesca Juvenil,são esperados também mil pescadores.

Torneio de Pesca Embarcada em Caiaque, prova que ocorre no dia 6 de julho, estão previstas 150 competidores. No mesmo dia, quando ocorre o Torneio de PescaEmbarcada em Canoa a Remo, espera-se 150 equipes. E, no Torneio de Pesca Embarcada Motorizada 250 equipes.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia