No episódio mais recente do Câmara Cast, exibido na última sexta-feira (27), o vereador Joair Siqueira, de Chapada dos Guimarães, foi o convidado para uma conversa franca e cheia de histórias. Em tom firme e com o olhar voltado para o futuro do município, Joair compartilhou detalhes de sua trajetória política, falou sobre os avanços conquistados, os desafios da regularização fundiária e as urgências em infraestrutura — com destaque para a crítica situação na região do Portão do Inferno.
Nascido em uma família com tradição política e raízes no interior ruralista, Joair está em seu quarto mandato como vereador. Durante a entrevista, relembrou marcos importantes da sua atuação parlamentar, como a implantação do posto de saúde da comunidade Água Fria, e destacou a necessidade de se avançar na regularização fundiária, um tema que, segundo ele, ainda é um grande gargalo para o desenvolvimento urbano de Chapada.
“Há muitos bairros ainda onde a pessoa não tem o documento de onde mora, essa migração espontânea para Chapada dos Guimarães teve sim pontos positivos mesmo que tenha sido na pandemia, pois hoje temos moradores fixos e não só de veraneio, que ajudam a girar as engrenagens da economia local. Por outro lado, a invasão de bairros não planejados, como Bela Vista, uma parte do Dom Aquino, Mirantinho, originam problemas como falta de água, e dificuldade do executivo de oferecer acessibilidade, pois toda área invadida não tem planejamento, é necessário legalizar para oferecer infraestrutura aos moradores”, explicou o vereador, ao defender um processo estruturado de urbanização.
Ao longo da conversa, Joair também abordou a situação crítica do Portão do Inferno, trecho da MT-251 que liga Cuiabá a Chapada e que sofre com riscos geológicos e interdições frequentes. Para o vereador, é preciso uma solução que preserve a essência turística e histórica da cidade, sem comprometer a segurança e o desenvolvimento local.
“Chapada é um município turístico conhecido nacionalmente, não tem porque destruir um patrimônio histórico, o mais viável para mim seria a construção de uma ponte ou um desvio do local do Portão do Inferno, pois essa questão está criando um prejuízo enorme, enforcando os comerciantes, criando um custo enorme para os moradores”, afirmou.
O Câmara Cast, promovido pela Câmara Municipal, se consolida como um canal de aproximação entre o Legislativo e a população chapadense. Ao dar voz aos parlamentares e abrir espaço para o debate público, o programa reforça o compromisso com a transparência, participação e cidadania.
Assista ao episódio completo no YouTube:
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real