02 de Julho de 2025
Quarta-feira, 02 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 02 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 13:38 - A | A

Terça-feira, 01 de Julho de 2025, 13h:38 - A | A

EM PORTUGAL

Professor Pedro Taques participa do XIII Fórum de Lisboa entre 2 e 4 de julho

‘Democracia representativa em crise’ é tema do painel com a participação do professor e jurista Pedro Taques, no dia 03 de julho, em Portugal

Da assessoria
Da Redação

O professor e advogado Pedro Taques será um dos palestrantes do XIII Fórum de Lisboa, que ocorre entre os dias 2 e 4 de julho de 2025. O evento reunirá juristas, acadêmicos e autoridades do Brasil, de Portugal, e de outros países para debater o tema “O Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.

Com ampla trajetória na vida pública e no meio jurídico, Pedro Taques atuou como procurador da República entre 1995 e 2010, além de ter exercido os mandatos de senador e governador de Mato Grosso, entre 2011 e 2018. Reconhecido por sua atuação em defesa do Estado Democrático de Direito, Taques levará ao Fórum de Lisboa reflexões sobre a importância do estudo e da defesa da Constituição como caminho para enfrentar os desafios da sociedade.

“Democracia não se resume ao direito de votar e ser votado. Democracia envolve muito mais do que isso, é garantir a liberdade, a igualdade e a dignidade da pessoa humana. Como procurador, senador e governador, sempre atuei em defesa da democracia, que também pressupõe o equilíbrio entre os Poderes, evitando a hipertrofia de um em detrimento dos demais”, destaca Taques.

Além de Pedro Taques, participarão do painel “Democracia Representativa em Crise”, na quinta-feira (03.07), Ibaneis Rocha (governador do Distrito Federal), Bruno Peixoto (deputado estadual de Goiás), Marcos Rogério (senador por Rondônia), Felipe Santa Cruz (secretário de Governo do Rio de Janeiro) e Guilherme Pupe (advogado e desembargador do TRE-DF). A moderação será da desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Anglizey Solivan de Oliveira.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Fórum de Lisboa é realizado anualmente com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e debater soluções para os desafios jurídicos e institucionais enfrentados pelo Brasil e por países europeus. 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia