Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), representados pela Associação dos Docentes (Adufmat), devem decidir ainda nesta semana sobre o fim da greve. Uma assembleia está para ser marcada ainda nesta semana, ocasião em que a pauta será discutida. Os profissionais paralisaram as atividades há pouco mais de um mês, tendo como reivindicações reajuste salarial e aumento no orçamento das universidades.
O fim da greve entrará como pauta para discussão em razão de o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) ter decidido por encerrar o movimento nas instituições de ensino superior, em reunião neste domingo (23). As atividades devem ser retomadas até 3 de julho. Contudo, cada universidade, por meio do comando de greve local, tem autonomia para para decidir se encerra a greve ou não.
A Adufmat explicou que ainda não há uma data definida para a assembleia em que será discutido o fim da greve.
Segundo explicou Wesley da Mata, do Diretório Central dos Estudantes da UFMT (DCE), a decisão da Andes não é automática.
Na UFMT, os professiores estão em greve há pouco mais de um mês. Os Técnicos-administrativos da Educação (TAE) também estão em greve na instituição.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real