Domingo, 21 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Domingo, 21 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Sábado, 26 de Agosto de 2023, 07:24 - A | A

Sábado, 26 de Agosto de 2023, 07h:24 - A | A

NESTE SÁBADO

Lançamento do Programa Estação Sonora entrega estúdios para produção musical na periferia

Projeto tem apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e visa, por meio da arte, proporcionar novas experiências e possibilidade aos jovens

DA ASSESSORIA

O Projeto São Lua Facilita, lança no próximo sábado (26), no Coletivo Grana Preta, o programa Estação Sonora, que é a entrega de equipamentos para núcleos coletivos de produção e difusão musical em Mato Grosso.

O kit contém um notebook, placa de áudio off board, microfone condensador, monitores de áudio, teclado controlador, além dos cabos de conexão. Também no sábado, será realizada a oficina: Técnicas Criativas de Produção Musical em Estúdio, com Caio Mattoso.

O coletivo Grana Preta está localizado no CPA II, em Cuiabá. O Grana Preta é uma produtora de Cultura da favela, tendo como foco principal protagonizar jovens artistas de favela a produzir e distribuir e direcionamento profissional. Atualmente o coletivo trabalha com jovens de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Cáceres e Chapada dos Guimarães. 

DIVULGAÇÃO

GRANA PRETA

GRANA PRETA

Também serão entregues outras duas estações, uma em Várzea Grande e outra em Chapada dos Guimarães, onde o projeto São Lua iniciou as atividades.

O Estação Sonora é uma parceria junto ao Instituto Kuradomodo, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura (Secel), Assembleia Legislativa e apoio da escola de música Bateras Beat Cuiabá. com aporte financeiro via emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Lúdio Cabral.

“É fundamental que os jovens tenham acesso a arte e a cultura. O projeto São Lua, ao trabalhar a profissionalização musical de jovens, leva-os a possibilidade de produzir cultura, produzir arte, e amplia as manifestações artísticas. Por isso buscamos apoiar projetos como esse, que dão oportunidades aos jovens”, declarou o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).

MOVIMENTO INOVADOR

A entrega dos equipamentos marca a continuidade do Projeto São Lua ao movimento inovador que reúne diversas expressões artísticas, fortalecendo o mercado da música no estado, levando inovação em tecnologia junto às ações formativas, aos coletivos e organizações filantrópicas.

O produtor cultural, rapper e MC, Breno Dz6, avaliou a entrega como um grande avanço para a música de rua. “A gente fazia do jeito que dava. Sem equipamento adequado, com microfone comum. Agora, com estes estúdios, poderemos produzir, trabalhar mais profissionalmente, não só nas batalhas de rap, mas também na produção das músicas e nas mixagens”, disse o produtor cultural.

O programa Estação Sonora é voltado para a juventude e busca promover o desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável, com oportunidades gratuitas de formação cultural, intelectual e profissional.

Luís Minhoca/Alô Chapada

ney e roge são lua

 

Os produtores culturais, Rogê Além e Neyres Taveira, idealizadores e produtores do Projeto São Lua, defendem que é indiscutível o potencial cultural existente nas periferias.Sendo esse o foco do São Lua Social, que é criar Iniciativas de incentivo à arte e à cultura nesses lugares que são fonte de criatividade e talento, além de impulsionar novas manifestações culturais e de resistência popular. 

“A arte transforma vidas e pode mudar completamente o futuro de crianças e adolescentes. A cultura é fundamental para despertar a sensibilidade e o instinto criativo do indivíduo. A arte nos faz vislumbrar saídas, incentiva o imaginário, proporciona descobertas pessoais. É isso que vislumbramos e estamos conseguindo executar, com apoio de parceiros que acreditam na arte como ente transformador”, pontuou Neyres.

Rogê Além ressalta ainda o potencial empreendedor que as Estações Sonoras irão proporcionar. “A arte é um grande negócio criativo, de impacto social, que conecta artistas empreendedores. O projeto também possibilita o encontro de novas gerações de jovens aspirantes a profissionais renomados do estado, por meio das oficinas que o projeto São Lua desenvolve”, disse o produtor e também músico.

PROJETO SÃO LUA

O Projeto São Lua nasceu ainda na pandemia de covid 19 com o propósito de inovação no ecossistema da música e do negócio da arte em Chapada dos Guimarães. O objetivo era apoiar, não só artistas que se viram impactados economicamente pela pandemia, como também a sociedade no âmbito geral, proporcionando ambientes livres de contaminação para o produzir e o consumir de espetáculos musicais.

Em dois anos de atuação, o Projeto São Lua realizou mais de 20 edições consecutivas do "o pequeno GRANDE FESTIVAL" por cidades como Chapada, Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e também Poconé - cidade localizada no pantanal mato-grossense. O projeto contemplou, com espetáculos, mais de 60 artistas da música, 80 empreendedores da economia criativa local com a já tradicional "Rua do Bem-Querer", um espaço destinado a alimentação e comércio de artesanatos dentro dos próprios festivais. 

OFICINAS DE MÚSICA

O Projeto São Lua vai muito além de shows e eventos, atua diretamente com a arte como arte transformadora da sociedade. Após diversos eventos de violência e hostilidade registrados no ano de 2022, alunos da Escola Ana Tereza Albernaz, localizada em Chapada dos Guimarães, receberam em março deste ano, o "Ciclo de Oficinas da Música".

OFICINA COM JU GRISÓLIASÃO LUA

 

A produção do Projeto São Lua instalou, temporariamente, um laboratório de estudo, criação e produção fonográfica na escola. A iniciativa contemplou cerca de 30 alunos que puderam conhecer mais sobre o universo da arte profissional através de oficinas ligadas ao Marketing Básico para Artistas com Rogê Além, Produção Fonográfica em Home Stúdio com Paulo Monarco, Concepção e produção de fotos e vídeos via celular com Henrique Santian e também sobre ritmos percussivos brasileiros com Juliane Grisólia.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Álbum de fotos

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

HENRIQUE SANTIAN

HENRIQUE SANTIAN

Comente esta notícia