O comércio não irá funcionar em Cuiabá e Várzea Grande conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nesta quinta-feira (1º de maio), feriado que celebra o Dia do Trabalhador. O governo federal publicou na segunda-feira (28), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que inclui o dia 2 de maio como ponto facultativo.
Em Mato Grosso, órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual não terão expediente, porém as unidades que trabalham em regime de plantão e exercem atividades essenciais como a segurança e a saúde, seguirão sem interrupção. O expediente retorna normalmente segunda-feira (5).
A Prefeitura de Várzea Grande assinou decreto para emendar o feriado com a sexta-feira (2). Já em Cuiabá, o expediente retorna normalmente na sexta, com exceção das escolas municipais, que não terão aula.
Algumas categorias do comércio são exceção, como supermercados, restaurantes e farmácias. Eles poderão funcionar normalmente na data, mediante concessão de folga compensatória ou pagamento em dobro da hora trabalhada para o trabalhador.
As agências bancárias e casas lotéricas também irão terão portas fechadas no feriado.
O Dia do Trabalhador é um dos 5 feriados no ano em que a CCT proíbe a abertura do comércio. As outras 4 datas são: Dia de Finados (2 de novembro), Natal (25 de dezembro), Confraternização Universal (1º de janeiro) e Sexta-feira Santa.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real