O guia de Turismo Felipe Desidério, de 65 anos, cidadão de Chapada dos Guimarães, subiu a Tribuna da Casa de Leis para chamar atenção dos presentes sobre os direitos dos idosos.
Ele comentou sobre a realização da Segunda Conferência Municipais da Pessoa Idosa, onde estiveram presentes o secretário de Assistência Social, Edmilson Bozó, vereadora Angela Brito, primeira dama de Chapada dos Guimarães, Hélia Mello e o Secretário de Saúde, Djenane Soares da Silva. Foram tratados diversos assuntos sobre a saúde da pessoa idosa, acolhimento e inclusão social.
Na sessão ordinária desta segunda-feira (30), Felipe comentou os eixos debatidos.
“Segundo eixo falou sobre saúde e cuidados integrados com idoso, isso é muito importante para os idosos, apesar de termos ainda pouco tempo nesse planeta, que seja amenizada a nossa dor. É necessário ampliar serviços e atendimento domiciliar, eu moro há uma hora e meia do serviço mais próximo do atendimento que fica no Olho D'água, e há uma hora e quarenta minutos do centro, então é necessário criar um cadastro dos agentes de saúde para buscar o idoso em casa. A primeira dama assegurou que havendo a necessidade, já é possível fazer essa solicitação, mas é preciso colocar em lei para assegurar esse direito a todos, inclusive moradores da zona rural”, solicitou.
Segundo Felipe, outro ponto discutido durante a conferência foi a capacitação de profissionais, além de médicos, dentistas e psicólogos, para montar uma equipe multidisciplinar que melhor possa atender a pessoa idosa, que necessita de diversos cuidados específicos.
Ao final do pronunciamento, Felipe faz um apelo: "O idoso não tem atividades para fazer, fica de frente para televisão, lazer também é importante para vida”, pedindo mais atividades de integração para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.
Veja a íntegra da sessão aquI:
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real