Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2023, 13:43 - A | A

Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2023, 13h:43 - A | A

QUEIMA SEM RUÍDO

Soltura de fogos com estampido é proibida em Chapada dos Guimarães

A lei municipal 1.937/22 está em vigor desde 4 de abril do ano passado e proíbe a queima e soltura de fogos de estampido e de artifícios, assim como qualquer artefato pirotécnico que produza ruído

Da Redação

As festividades do Réveillon se aproximam e nessa época do ano é comum registrar a queima de fogos para marcar a chegada do novo ano. No entanto, é importante salientar, que a queima de fogos com estampido é proibida em Mato Grosso e também em Chapada dos Guimarães.

A lei municipal 1.937/22 está em vigor desde 4 de abril do ano passado e proíbe a queima e soltura de fogos de estampido e de artifícios, assim como qualquer artefato pirotécnico que produza ruído.

Já em Mato Grosso a legislação é mais recente. De autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), a lei 12.155/2023 entrou em vigor neste ano e proíbe a comercialização e soltura de fogos de artifício com estampido.

“O barulho provocado por fogos de artifícios atrapalha unidades de saúde, incomoda pessoas com maior sensibilidade, especialmente pessoas autistas e idosos. Além disso, leva pânico a animais como os cães, que têm a audição mais aguçada. Não queremos acabar com as festas que usam a pirotecnia como atração visual, mas respeitar os direitos de todos que não podem ou não gostam do barulho provocado. Podemos iluminar o céu, mas não precisamos de tanto barulho”, explicou o deputado Wilson Santos.

Mediante as proibições, Chapada dos Guimarães deverá ter queima de fogos silenciosos. Pelo menos foi o que afirmou o prefeito Osmar Froner (MDB). Durante o Réveillon nas Alturas, que começa na próxima sexta-feira (29), o show de pirotecnia respeitará as normas estadual e municipal.

"Vamos respeitar nossas crianças, idosos, autistas e animais. Haverá queima de fogos, mas apenas aqueles luminosos. Também pedimos aos moradores e visitantes que sigam o mesmo caminho e não façam barulho com fogos ou rojões durante a virada do ano", comentou o prefeito.

* Com informação OlharDireto

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia