Os danos causados pelas chuvas à ponte de concreto sobre o Rio Jangada, localizada na comunidade de Jangada Roncador, serão avaliados pela Secretaria Municipal de Obras, em conjunto com a empresa Ângelo Gada EPP e a Defesa Civil. Engenheiros da empresa responsável pela execução da obra realizaram um diagnóstico da ponte na última segunda-feira (20), e durante a vistoria foram constatados danos na ala de concreto a montante e recalque do aterro na cabeceira da ponte.
Posteriormente, a prefeitura comunicou a população que o tráfego de veículos na região precisava ser interrompido. Para acessar a localidade, os motoristas deverão pegar os desvios pelas pontes Alcides e Baronesa.
Segundo o secretário de Obras, Luiz Freitas, a liberação do tráfego na ponte deve ocorrer em até 20 dias, se houver condições climáticas para a manutenção. "O reparo dos danos já foi iniciado, sob responsabilidade da empresa construtora, e sem nenhum custo adicional à prefeitura municipal", informou a administração municipal.
O prefeito Osmar Froner (MDB) disse que Chapada tem sofrido alguns danos em cabeceiras de pontes, em aterros, manilhas. "Tudo isso pelo excesso de chuva. Mas, estamos em alerta, juntamente com a Defesa Civil e a Secretaria de Obras. Para nós, foi uma surpresa os danos causados na ponte do Rio Jangada. Mas, notificamos a empresa para que fossem levantados os danos e os possíveis prejuízos ao município e a população. Estamos tomando todas providencias. O importante é que a empresa já está atuando no local para promover a recuperação da ponte, sem nenhum custo adicional à prefeitura municipal”.
Obras
A ponte foi construída no ano de 2021, com estrutura mista de aço e concreto. A construção ocorreu após um período chuvoso, ocasião em que houve um acidente envolvendo um caminhão da prefeitura, em janeiro daquele ano.
A época, a prefeitura decidiu construir uma ponte de concreto definitiva, onde foram realizados estudos técnicos e elaborado o projeto básico de ponte mista de aço e concreto, de 18 metros. A empresa vencedora do processo licitatório foi Ângelo Gada EPP, o custo da obra foi de R$ 287 mil.
A prefeitura afirma que o problema será solucionado rapidamente e que o Governo do Estado retomou a obra da ponte de concreto de 50 metros sobre o Rio da Casa, na região da Hotatec.
“Também já enviamos vários projetos de novas pontes para a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. Espero a compreensão dos usuários da ponte naquela região. A obra vai ser restaurada e entregue a população o mais rápido possível. Estamos trabalhando para melhorar e dar condições de trafegabilidade em todo o município”, concluiu Osmar.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real