Em um anúncio aguardado pela comunidade, a Prefeitura de Chapada dos Guimarães confirmou, neste domingo (28), a retomada das operações da Balsa Água Branca, no Lago do Manso, a partir de segunda-feira (29).
Após um período de interdição que iniciou em fevereiro deste, devido a irregularidades estruturais e exigências apontadas pela Capitania dos Portos, a balsa está liberada para operar.
A prefeitura informou que capitão da Capitania dos Portos, Carlos Correa, autorizou a retomada das atividades da Balsa Água Branca. O prefeito Osmar Froner (União) destacou que as embarcações foram doadas ao município em 2003 e, após mais de 20 anos de operação, a interdição surpreendeu a todos.
O investimento para toda a regularização foi de R$ 860.286,80. Ao Alô Chapada, Froner disse que logo que as balsas foram embargadas, buscou apoio junto à Eletrobrás e ao Governo do Estado.
Com recursos próprios, foi realizada uma licitação que consagrou a empresa Correa Fonseca como responsável pelas adequações necessárias nas balsas.
Froner disse ainda que o próximo passo conseguir autorização da Sinfra para elaborar os projetos. "Ê isso, elaborar os projetos, fazer a doação e viabilizar recursos para que o Estado faça ou Eletrobrás, ou arrumar emenda para executar a obra. Vamos cumprir nossa função de não desistir na busca de melhorias dessa população que fora muito prejudicada com a formação do Lago do Manso e com o pouco respaldo pela empresa Furnas Eletrobras".
O prefeito disse ainda que tramita no MPE, na Procuradoria Municipal da Comarca de Chapada dos Guimarães e na SEMA, uma reivindicação do Município para que a renovação da Licença de Operação da Usina APM Manso.."Para que seja exigido que a Eletrobras faça investimentos nas pendências não cumpridas durante as obras da usina, como as pontes de concreto no lago e rios, a regularização fundiaria dos assentamentos Agua Branca, PA Quilombo, Mamede Roder, Campestre e Barra da Cachooeira do Bom Jardim, os equipamentos comunitários, a piscicultura e o peixamento do Lago", disse o prefeito Osmar Froner.
* Com assessoria
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real