Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Quarta-feira, 17 de Maio de 2023, 10:22 - A | A

Quarta-feira, 17 de Maio de 2023, 10h:22 - A | A

GRATUIDADE

Cursos técnicos gratuitos são ofertados por instituição de ensino para diversos municípios do estado incluindo Chapada

A ação do ICET foi possível graças à parceria com governo do estado e emenda parlamentar, garantindo 750 vagas em 12 municípios

DA REDAÇÃO

Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pnad Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o ensino técnico abre mais portas de trabalho do que o ensino médio completo ou o ensino superior incompleto. Atento a essa demanda, o Instituto Católico de Ensino Técnico Profissionalizante (ICET) se uniu aos Poderes Executivo e Legislativo para ofertar, gratuitamente, 750 vagas de cursos técnicos, no primeiro semestre deste ano, em vários municípios do estado.

“Com o governo de Mato Grosso, o projeto foi realizado via Secretaria de Educação (Seduc) e denominado ‘Pacto Educativo’. Já com o Legislativo, a ação ocorreu por meio de uma emenda parlamentar do deputado Dilmar Dal´Bosco, garantindo assim, a oferta de formação técnica profissional 100% gratuita à população mato-grossense”, destaca o diretor geral do ICET, Padre Mestre Edson Sestari.

Segundo ele, ao todo, são 1.170 vagas, 840 do Pacto Educativo e 330 da emenda. Para este semestre são 750 vagas distribuídas em 14 títulos de cursos técnicos em 12 municípios do estado. “Além da capital e Várzea Grande, também temos vagas disponíveis nas cidades de Alto Paraguai, Chapada dos Guimarães, Confresa, Cáceres, Itanhangá, Paranatinga, Rondonópolis, Rosário Oeste, Sinop e Tangará da Serra”, informa.

Os cursos do Pacto educativo são destinados às pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública a partir de 2018 e tem renda familiar por pessoa de até R$ 1.699,00. A emenda parlamentar atende estudantes que estão cursando o 2° ou 3° ano do ensino médio ou para aqueles que já terminaram. “São dois editais que possuem especificidades distintas para quem deseja ter acesso aos cursos gratuitos”, explica o diretor geral.

Com duração de 12 a 24 meses, sendo a maior parte da carga horária de forma presencial, os cursos profissionalizantes contam com conteúdos teóricos-científicos, atividades práticas profissionais, e uso de tecnologia no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os títulos ofertados são das áreas de turismo, saúde, agricultura, informática e moda.

O coordenador do ICET, mestre Fernando Wosgrau, destaca que a iniciativa visa criar oportunidades de emprego e renda para as pessoas que possuem dificuldade de acesso a essa modalidade de educação.

“Para se ter uma ideia, o último dado apresentado pelo Censo da Educação mostrava que, em 2021, Mato Grosso possuía apenas 8,97% dos estudantes cursando educação profissional. É um número muito baixo do que é exigido pelo mercado de trabalho, portanto, uma grande possibilidade para as pessoas se profissionalizarem”.

As matrículas para os cursos já iniciaram, mas restam algumas vagas. “Para aproveitar esta oportunidade de estudar com bolsa 100% gratuita, basta preencher o formulário digital que consta no link disponibilizado no edital”, explica o coordenador do ICET.

Confira abaixo os municípios, cursos e as vagas disponíveis.

Pacto Educativo – Edital aqui – Formulário de Pré-matrícula aqui

 

reprodução

tabela

 

reprodução

tabela 2

 

* Com assessoria

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia