12 de Julho de 2025
Sábado, 12 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 12 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Sábado, 12 de Julho de 2025, 08:00 - A | A

Sábado, 12 de Julho de 2025, 08h:00 - A | A

CONVITE AOS DEVOTOS

Comunidade de Cachoeira Rica realiza a 63ª Festa de São Benedito com fé, cultura e tradição

A comunidade de Cachoeira Rica (Peba), em Chapada dos Guimarães (MT), se prepara para celebrar com grande fervor e alegria a 63ª Festa de São Benedito, que acontecerá nos dias 12 e 13 de julho de 2025. A tradicional festividade religiosa é marcada pela união dos devotos, valorização da cultura local e fortalecimento da fé católica.

Organizada pela irmandade de São Benedito, a festa promete dois dias de intensa programação espiritual e social. No dia 12 de julho, as atividades começam às 17h com Missa seguida de Procissão, seguidas pela reza e levantamento do mastro às 19h. Às 20h será servido o jantar, com término previsto para as 23h. Em seguida, a comunidade se reúne para o animado baile ao som da Banda Ellus 3 Evolution, a partir das 21h.

Já no dia 13 de julho, a programação continua com o tradicional almoço com churrasco às 11h, encerrando com o leilão de bezerro às 13h, evento bastante aguardado por moradores e visitantes da região.

A imagem oficial da festa destaca São Benedito, o padroeiro negro que é símbolo de devoção, resistência e fé, especialmente entre os povos tradicionais e comunidades quilombolas.

O evento conta com amplo apoio cultural de comércios locais, fazendeiros e empresários da região, evidenciando o envolvimento da comunidade e a importância da festa para a economia e cultura local.

Mais do que um evento religioso, a Festa de São Benedito é um momento de reencontro entre gerações, celebração da identidade cultural e preservação das tradições que unem famílias inteiras há mais de seis décadas em Cachoeira Rica:

"Essa é umas das festas tradicionais de Chapada que acontece desde 1962, mas foi em 1980 que a festa passou a ser em Cachoeira Rica, famoso Peba. Convidamos a todos os devotos a contribuir, pois toda nossa arrecadação vem da bebida que será vendida no evento", connvidou Urenil Moreira da Silva, historiador de Mato Grosso e participante da organização da festa há décadas.

Reprodução

KK

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia