30 de Agosto de 2025
Sábado, 30 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 30 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 09:49 - A | A

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025, 09h:49 - A | A

QUALIDADE DE VIDA

Prefeitura de Chapada dos Guimarães está promovendo Círculos de Paz em escolas da rede municipal

Da assesoria
da Redação

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ampliou a implementação dos Círculos de Construção de Paz nas escolas da rede, iniciativa inspirada na Justiça Restaurativa e respaldada pela Lei nº 13.663/2018, que incluiu a cultura de paz entre as diretrizes da educação básica.

Na última semana, o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Dr. Leonísio Salles, ministrou um Círculo de Paz para professores e direção da Escola Municipal Professora Maria Luíza.

Também na última semana, a Escola Municipal de Água Branca sediou um encontro voltado aos alunos, com o tema “Bullying”, conduzido pela facilitadora Edilene Siqueira, sob coordenação da psicopedagoga Vera Segal.

Na mesma semana, também foi realizado um Círculo de Paz sobre “Estresse e Ansiedade”, atividade que contou com a mediação das facilitadoras Edilene Siqueira e a coordenação de Vera Segal.

De acordo com a psicopedagoga Vera Segal, responsável pela execução do projeto no município, os círculos foram planejados para acontecer mensalmente, envolvendo não apenas professores e alunos, mas também pais e demais funcionários da comunidade escolar.

Os Círculos de Paz — também conhecidos como círculos restaurativos — vêm se consolidando como ferramentas eficazes para a promoção do diálogo, da escuta ativa e da responsabilização. Além de auxiliarem na resolução de conflitos, contribuíram para a prevenção da violência escolar e da evasão, estimulando um ambiente de convivência mais saudável, humano e equilibrado.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia