A tradicional Festa do Santuário de Sant’Ana já começou em Chapada dos Guimarães (MT) e segue até o dia 26 de julho, Dia da Padroeira. Com o tema “Sant’Ana, sinal de fé e esperança” e o lema bíblico “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), a celebração mobiliza a comunidade católica e devotos da região em uma intensa programação espiritual, social e cultural.
Abertura e novena
Os trabalhos foram abertos no dia 14 de julho, no Salão Paroquial. A novena de Sant’Ana teve início no dia 16 e segue até 24 de julho, com peregrinações e celebrações nas comunidades urbanas e rurais do município. A cada dia, os fiéis caminham em direção a diferentes comunidades, refletindo sobre temas relacionados à vida e missão de Sant’Ana, exemplo de fé, serviço, esperança e perseverança.
Atividades especiais
No sábado, 20 de julho, a programação inclui a tradicional Pedalada de Sant’Ana às 6h30, seguida de Santa Missa e da Chegada da Cavalgada Rumo Serra Acima, com recepção da romaria às 11h. O almoço beneficente será servido em seguida no Salão Paroquial, com valor de R$ 35. Às 14h acontece o Leilão de Animais e pequenas prendas, outro momento tradicional da festa.
Já no dia 25 de julho, véspera da padroeira, será realizada a Missa de São Cristóvão, às 19h, seguida da tradicional carreata com bênção dos veículos.
Dia da Padroeira – 26 de Julho
As comemorações em honra à padroeira Sant’Ana culminam no dia 26 de julho, com uma programação intensa:
6h00 – Chá com bolo no Salão Paroquial
8h00 – Procissão seguida de Santa Missa presidida pelo bispo Dom João Bergamasco, da Diocese de Primavera do Leste/Paranatinga
11h30 – Almoço Popular
15h00 – Baile das Cozinheiras com a Banda Ellus
17h00 – Show de Prêmios, com cartelas no valor de R$ 50
Fé e tradição
A festa de Sant'Ana é uma das mais importantes expressões da religiosidade e cultura popular chapadense, reunindo fiéis, visitantes, cavaleiros, ciclistas, voluntários e toda a comunidade em momentos de fé, solidariedade e convivência.
O Pároco Diego, líder religioso da Paróquia de Sant’Ana, convida toda a população para participar e celebrar esta que é uma das manifestações religiosas mais tradicionais de Chapada dos Guimarães.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real