Na última semana, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Chapada dos Guimarães. A reunião aconteceu na sexta-feira, dia 11 de julho de 2025, às 9h, no Plenário José de Souza Neves (Câmara Municipal), reunindo membros do conselho, produtores rurais e a comunidade interessada.
O principal tema da pauta foi a apresentação do Projeto de Crédito Fundiário relacionado à Fazenda Águia, localizada na Comunidade Biquinha. A propriedade, com área de 329 (trezentos e vinte e nove) hectares, a área possui um manancial com oito nascentes, beneficiando o plantio de hortifrutigranjeiros onde serão divididos em 39 lotes e destinada as famílias da reforma agrária, com aproximadamente 5 hectares de área útil para cada família contemplada e 3 hectares de APP (área de preservação permanente). O valor total do imóvel é de aproximadamente R$ 7.300.000,00 (sete milhões e trezentos mil reais), com financiamento previsto de R$ 294.527,64 por família.
A reunião foi apresentada pelo Eng. Agr. e Assistente Técnico Ricardo Alberto Schimidt, da empresa RAS ME, representante do Projeto Crédito Fundiário, e o Prefeito Municipal, Sr. Osmar Froner de Melo, que esclareceram pontos técnicos e operacionais do processo.
O Projeto reforça o compromisso do município com o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real