Com o objetivo de promover mais transparência e entendimento sobre os projetos propostos pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em relação às melhorias na infraestrutura do Portão do Inferno, localizado na MT-251, em Chapada dos Guimarães, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) realizará uma audiência pública nesta quinta-feira (17), às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores.
A iniciativa atende ao Requerimento nº 423/2025, apresentado pelo parlamentar, na última sessão plenária, da Assembleia Legislativa. Desde novembro de 2023, quando foi registrado o primeiro deslizamento de terra no trecho, ainda não foi apresentada uma solução definitiva que garanta a segurança e integridade física dos motoristas que trafegam pela região.
O projeto inicial de retaludamento da pista - iniciado em março de 2024 - previa a criação de taludes para conter deslizamentos de terra e rochas, mas não foi eficaz na estabilização do paredão rochoso. Diante disso, o Governo do Estado propôs uma nova alternativa: a construção de um túnel. O edital de licitação para a obra está previsto para o mês de agosto, e a estrutura deverá permitir o fluxo contínuo de veículos sem comprometer o potencial turístico e ambiental do município.
Chapada dos Guimarães é um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso, atraindo milhares de visitantes e movimentando a economia local. Com os problemas estruturais persistentes, o trânsito na MT-251 foi bloqueado diversas vezes, obrigando motoristas a utilizarem rotas alternativas com até 150 quilômetros de percurso - passando pela BR-364 ou MT-246. A crise também afetou diretamente o comércio local, com fechamento de estabelecimentos e prejuízos financeiros.
Para evitar acidentes, a equipe técnica da Sinfra segue um protocolo de bloqueio parcial ou total da via durante o período de chuvas. Após vistoria e liberação, o tráfego é retomado, muitas vezes, sob o sistema de “pare e siga”.
Além das intervenções no Portão do Inferno, Wilson Santos também propôs incluir na pauta os entraves relacionados à gestão e preservação do Parque Estadual da Quineira - localizado na área urbana de Chapada dos Guimarães, sendo considerado um importante patrimônio ambiental e cultural da cidade - que envolve a parceria entre os governos estadual e municipal para garantir a proteção dos recursos naturais existentes na região.
A audiência pública contará com a participação de representantes da Sinfra, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Ministério Público Estadual (MPE), de organizações da sociedade civil, técnicos especialistas, moradores e lideranças locais.
SERVIÇO
Evento: Audiência Pública sobre o Portão do Inferno e o Parque Estadual da Quineira
Data: Quinta-feira, 17 de julho
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Chapada dos Guimarães
Informações: Samantha dos Anjos
Assessoria de Imprensa | (65) 99639-9715
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real