Mais de 700 eleitores de Chapada dos Guimarães correm o risco de ter o título cancelado por ainda não terem realizado o cadastramento biométrico obrigatório junto à Justiça Eleitoral. O alerta foi feito pelo pela 34ª Zona do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que reforça a importância de regularizar a situação o quanto antes.
De acordo com o TRE-MT, em todo o estado, cerca de 1 em cada 10 eleitores ainda não fizeram a biometria. Em Chapada, de acordo com a chefe do Cartório Eleitoral Helma Bazan, a estimativa preocupa, já que o cancelamento do título pode gerar uma série de impedimentos legais, como não poder votar, renovar passaporte, receber benefícios governamentais ou tomar posse em concurso público. Além de Chapada dos Guimarães, a 34ª Zona Eleitoral também atende os municípios de Nova Brasilândia e Planalto do Serra.
Para regularizar basta procurar a Justiça Eleitoral. O atendimento é rápido, gratuito e pode ser feito no Cartório Eleitoral de Chapada dos Guimarães, localizado na
Rua Santo Antônio, esquina com Rua Tiradentes, nº 474 – Centro. Telefone: (65) 99201-1468.
O eleitor deve comparecer com um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. O procedimento consiste na coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digital.
Por que fazer a biometria?
A biometria é uma tecnologia que dá mais segurança ao processo eleitoral, garantindo que cada eleitor seja identificado de forma única, por meio das digitais. Além disso, evita fraudes e agiliza o processo de votação. “Sua digital é única. Cadastre-se e garanta o direito de votar”, reforça o TRE-MT em sua campanha de mobilização.
CONSULTA A LISTA DO TRE-MT
O site Alô Chapada teve autorização do Cartório Eleitoral para divulgar a lista dos eleitores da 34ª Zona Eleitoral que ainda não fizeram a biometria e que podem ter o título de eleitor cancelado nos próximos meses. Confira as listas e veja se seu nome está nela:
O prazo final para regularização ainda não foi divulgado oficialmente pelo TSE, mas a recomendação é não deixar para a última hora, evitando filas e possíveis transtornos.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real