Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Terça-feira, 10 de Setembro de 2024, 10:00 - A | A

Terça-feira, 10 de Setembro de 2024, 10h:00 - A | A

PEDIDO DOS MORADORES

Câmara de Chapada vai realizar audiência pública para debater obras no Portão do Inferno

A Audiência será realizada na próxima quinta-feira (19)

Da assessoria
Da Redação

Em sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (10), a Câmara de Vereadores de Chapada dos Guimarães, aprovou requerimento para realização de Audiência Pública para discutir as obras de retaludamento do morro do Portão do Inferno, localizada na MT-251, a estrada de Chapada. A Audiência Pública será realizada no próximo dia 19, quinta-feira, às 19h.

Os vereadores atenderam a pedido de moradores locais, que cobram mais informações sobre a obra e um plano de mobilidade, que ainda não foi apresentado pelo Governo do estado.

Por diversas vezes, o grupo de reuniu com os vereadores também utilizaram a Tribuna Livre da Câmara para se manifestar sobre a falta de informações, principalmente sobre o impacto social que a obra vai causar a população de Chapada dos Guimarães e seus visitantes.

Além disso, os moradores apontam que obras foram impostas na região e a população do município não teve oportunidade de opinar sobre como os impactos influenciariam no comércio e turismo da região.

Além disso, o relatório elaborado pelo Centro de Apoio Técnico à Execução Ambiental do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) expôs inúmeras falhas na decisão do Governo de Mato Grosso de realizar o retaludamento do morro no Portão do Inferno.

O relatório, assinado pelo analista geólogo Edvaldo José Oliveira, está parado no Ministério Público desde a sua assinatura, em 26 de agosto deste ano.

Segundo o relatório, apesar de se tratar de uma área de risco, a medida escolhida pelo Governo desconsidera o impacto na geodiversidade da região e, além disso, não é a medida mais eficaz para evitar a queda de blocos de rocha no local. O documento analisa diversos outros documentos, elaborados inclusive pela própria Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) e conclui que a escolha do Governo será a de maior impacto e terá baixa eficiência.

De acordo com o Governo do estado, as obras realizadas são de retaludamento, técnica usada para evitar deslizamentos de terra e melhorar a segurança e a estabilidade do terreno, já que em dezembro de 2023 foram registrados duas quedas de rochas na região, em menos de 24 horas. Na época, o Governo de Mato Grosso decretou situação de emergência.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia

César 10/09/2024

Os moradores locais são quantos? Meia dúzia de revoltosos? A obra tem que ser feita o mais breve possível, o que deve ser definido é um intervalo de pelo menos uma hora no meio do dia para que os veículos possam passar. No intervalo do almoço por exemplo, as pessoas saberem que pode que terão um tempo que a passagem na rodoviária estará aberta. No mais que comessem as obras. Chapada é totalmente dependente de Cuiabá devido a um número mínimo de pessoas que sempre barram o progresso de cidade. Vivem no seus ares condicionados na capital ou outras cidades com estrutura, vão pra Chapada a passeio ou quando estão aposentados e se acham no direito de restringir o desenvolvimento do município chapadense. A urbanização acontecendo, o número de habitantes aumentando, mas a infraestrutura parada no tempo...

positivo
0
negativo
0

Wagner Diamond de Andrade 10/09/2024

Governador até onde sei tem formação de engenharia elétrica, entende pouco de engenharia civil e nasa de geologia, todo respeito a gestão dele que por sinal pra mim é a melhor até agora, mas está na hora de deixar quem entende mexer com essa questão, para mim asfaltar a estrada já existente é a melhor opção, além de ser mais segura vai baratear o frete por ser mais curta a distância.

positivo
0
negativo
0

José 10/09/2024

Debater o que?? Se a obra já foi dado início.. vão caçar o que fazer!! Deixa o governo resolver essa situação..

positivo
0
negativo
0

3 comentários