Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023, 07:09 - A | A

Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023, 07h:09 - A | A

DE 18 A 24 DE SETEMBRO

Museus de MT participam de evento nacional sobre inclusão social e diversidade

Sete instituições de MT participam, entre eles o Museu de História Natural e o Museu de Arte Sacra

Da Redação

A 17ª Primavera dos Museus será realizada na próxima semana, com participação de sete instituições mato-grossenses, incluindo dois equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Entre os dias 18 e 24 de setembro, uma programação diferenciada será oferecida pelo Museu de História Natural e o Museu de Arte Sacra, com exposições, oficinas, ações educativas para pessoas com deficiência e quilombolas, além de lançamento de livro. As atividades são gratuitas, mas é necessário fazer inscrições para as oficinas.

O tema deste ano da Primavera dos Museus é "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas", e foi escolhido para promover o debate sobre a importância dos museus para a inclusão social e a diversidade. O evento nacional é realizado todos os anos, no início da primavera, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

“A Primavera dos Museus é uma ação nacional que busca divulgar o trabalho e aproximar essas instituições da sociedade. E é muito importante que os museus de Mato Grosso estejam inseridos nessa agenda nacional, que valoriza a diversidade e a riqueza cultural do nosso país. E este ano, em especial, as ações promovem a inclusão social e dão visibilidade a grupos sociais que lutam pela igualdade”, destaca a Gerente de Gestão Museológica da Secel, Fernanda Quixabeira.

No Museu de História Natural de Mato Grosso, a programação inclui visitas mediadas nas exposições, incluindo a mostra aberta exclusivamente para o evento: Festa, Política e o Corpo na Rua: uma antropologia visual da Parada da Diversidade de Cuiabá, nos 50 anos de Stonewall. O espaço ainda terá oficina de Pintura Corporal e Arco e Flecha, oficina de Cianotipia e Impressão Solar e lançamento do livro O ofício das benzedeiras: um estudo sobre as práticas terapêuticas e a comunhão de crenças em Cruzeta (RN).

Além disso, no Museu de História Natural haverá duas ações educativas. A primeira será para os alunos do Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo Professora Arlete Pereira Migueletti, mediada em Libras, seguida da oficina Pintando Árvores, ministrada pela artista plástica Tânia Pardo. A outra será com visitas, oficinas e rodas de conversa para membros da comunidade quilombola de Mata Cavalo, de Nossa Senhora do Livramento.

A programação do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso inclui visitação nas exposições permanentes e temporárias, oficina de Experimentação em Argila e debate no Café filosófico Memórias e resistências: inspirações para museus e sociedade, com Cleiton Gomes. Ele é artista plástico e coordenador do educativo do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, de Belo Horizonte (MG).

Além dos museus estaduais, participam do evento nacional instituições de Cuiabá (Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT, Memorial da Justiça Eleitoral Mato-Grossense), de Cáceres (Museu Emília Darci de Souza Ribeiro Cuyabano) e de Vila Bela da Santíssima Trindade (Museu Histórico e Arqueológico Joaquim Marcelo Profeta da Cruz).

Programação completa:

Museu de História Natural de Mato Grosso

João Felipe | Secel

casa

Museu Casa Dom Aquino


De 20 a 24 de setembro - 08h às 18h – Visitação gratuita durante toda a semana. Exposições: Permanente - Arqueologia e paleontologia; Temporária - Árvore-Ser, composta por obras da artista plástica Tânia Pardo, poemas de Manoel de Barros,
e dispositivos táteis e interativos; Curta duração - Festa, Política e o Corpo na Rua: uma antropologia visual da Parada da Diversidade de Cuiabá, nos 50 anos de Stonewall, de Marcos Aurélio da Silva e Moisés Lopes.

20 de setembro - 08h30 às 11h – Ação educativa: Museu em Libras – visita dos alunos do CEAADA, mediada em Libras. Oficina Pintando as Árvores, ministrada pela artista plástica Tânia Pardo.

21 de setembro - 09h às 17h – Ação educativa: Comunidade Mata Cavalo vem ao Museu - visitação mediada, oficinas artísticas e roda de conversa com membros da comunidade quilombola Mata Cavalo (Nossa Senhora do Livramento).

22 de setembro - 09h30 às 11h e 15h às 16h – Oficina de Pintura Corporal e Arco e Flecha, ministrada pela Criações Boloriê, empresa criativa de artesanato composta por empreendedores do povo Umutina Balatiponé, de Barra do Bugres.

23 de setembro - 09h às 11h – Lançamento do livro O ofício das benzedeiras: um estudo sobre as práticas terapêuticas e a comunhão de crenças em Cruzeta (RN), por Francimário Vito dos Santos.

23 de setembro - 09h às 11h - Oficina Cianotipia e a Impressão Solar, com Michelly Fanalli.

Para tirar dúvidas e ter mais informações: (65) 99686-7701 e Instagram @museuhistorianaturalmt
Inscrições para as ações e oficinas: https://linktr.ee/mhnmt

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Christiano Antonucci | SECOM-MT

museu arte sacra

SECEL entrega restauração da fachada do Seminário Nossa Senhora da Conceição e sistema de combate a incêndio no museu de Arte Sacra


De 18 a 24 de setembro - 09h às 17h – Exposições: O Complexo: Seminário Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá; Uma Viagem ao Passado: Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito e Igreja Senhor dos Passos; Ilustre Morador: Dom Francisco de Aquino Corrêa; Santo Papa João Paulo II; Arte Popular – Seo Clínio Moura; Museu de Arte Sacra 3D acessível ao toque e com audiodescrição; Temporária - Ele é Negro, Ele é Santo, é Bonito, Viva São Benedito - da Artista Rosylene Pinto.

23 de setembro - 10h às 12h e 14h às 16h - Oficina Experimentação em Argila com inspiração na exposição temporária Ele é Negro, Ele é Santo, é Bonito, Viva São Benedito, da Artista Rosylene Pinto.

24 de setembro - 10h às 12h – Visita mediada pelas exposições, com o coordenador de Acervo e Exposições do Museu de Arte Sacra, Marcos Gontijo.

19h às 21h - Café filosófico Memórias e resistências: inspirações para museus e sociedade, com Cleiton Gomes, artista plástico e coordenador do educativo do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, de Belo Horizonte (MG).

Para tirar dúvidas ou mais informações: Instagram @museudeartesacramt
Inscrições para as ações e oficinas: https://linktr.ee/masmt

Programação completa de todos os museus do Estado, disponibilizada no site do Ibram: Link AQUI

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia