Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023, 06:51 - A | A

Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023, 06h:51 - A | A

PET STARS

Fofuras resgatadas de maus-tratos participam de ensaio fotográfico; Feira de adoção será dia 7

Cerca de 10 cães e um gato participaram do Ensaio Fotográfico Pets na praça Alencastro

Da Redação

A Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizou na segunda-feira (2) uma sessão de fotos com vários cãos adultos e filhotes e de um gatinho. A atenção dedicada aos animaizinhos integra a programação da I Semana Municipal dos Animais que se estenderá até o dia 7 deste mês. Entre os objetivos está o de comemorar o dia 04 que é Dia Mundial dos Animais e estimular o amor aos animais, na tentativa de reduzir os casos de abandono. Cerca de 10 cães participaram da ação denominada Ensaio Fotográfico Pets na Praça Alencastro. No próximo dia 7, os animais estarão à disposição para adoção, no Parque Tia Nair, a partir das 16h.

"É a oportunidade de preparar nossos animais para a adoção. Esse contato com as pessoas é uma maneira de deixá-los mais a vontade, de estabelecer vínculos e trocar afeto. Eles são dóceis e precisam de um lar, estão prontos para ir para uma casa amiga e fraterna. Não temos espaço para abraçar a todos definitivamente. Fazemos o papel de intermediação para que ganhem novos lares”, declarou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Andrea de Melo.

Vários servidores da Bem-Estar acompanharam a sessão fotográfica, pois os animais dependem de atenção constante quando estão fora do reduto deles. Que o diga os felinos, que não encondem a dificuldade de manter o sossego para as fotos. Segundo Andrea de Melo, o temperamento deles diverge bastante dos cães, não param quietos e nem conseguem ficar muito tempo no colo. Eles se estressam muito rápido então é arriscado levar, e ainda o ambiente muito quente, com muita gente, impede de levar muitos gatos. Portanto, torna mais difícil o trabalho fotográfico.

Cidadãos que passaram pela Praça Alencastro também puderam tirar fotos com os bichinhos e manifestar o seu amor pela causa. O trabalho se estendeu por quase duas horas, ou seja, até que o sol permitiu, pois o calor não dá trégua.

“É gratificante ver como eles estão hoje e ver que é o resultado do nosso trabalho. Recebemos muitas denúncias e quando eles chegam para nós é muito triste, desnutridos, magros, com carrapatos, é de dar dó. É um trabalho em conjunto, conseguimos estabilizar a questão da fiscalização junto à Secretaria Municipal de Ordem Pública nas ações, então, vê-los assim bonitos e saudáveis é motivo de alegira, mas porque? Por que foram resgatados e receberam os cuidados necessários de alimentação e saúde”, relatou a coordenadora de Educação e Combate a Maus Tratos, Rosamary Marques Figueiredo.

Rosamary também destacou a importância do banco de ração instituido pelo prefeito Emanuel Pinheiro. "Foi uma grande sacada do prefeito pela causa animal que precisa de ajuda e de alimentação. O banco de ração tem dado um respaldo muito grande aos cuidadores e protetores de animais".

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia