Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Segunda-feira, 04 de Setembro de 2023, 10:55 - A | A

Segunda-feira, 04 de Setembro de 2023, 10h:55 - A | A

LITERATURA BROCADA

Arcada lança nova leva de livros no Sesc Arsenal no próximo dia 05 de setembro

Cada livro custará R$50, e quem comprar a coleção com as cinco obras ganhará um desconto de 10%.

Da Redação

Após cinco anos do primeiro lançamento, e com um integrante a mais, o grupo de escritores que forma o Arcada retoma as rédeas da literatura brasileira contemporânea produzida em Mato-Grosso para disponibilizar no mercado mais cinco livros. Danilo Fochesatto, Lorenzo Falcão, Júlio Custódio e Rodrigo Maciel Meloni se ajoujam mais uma vez — desta vez acompanhados de Santiago Santos —, para levar ao público, no próximo dia 05 de setembro, na varanda do Sesc Arsenal, uma visão ilustrada sobre o fazer literário.

“Não somos uma editora, e não estamos atrelados a qualquer auxílio de editais ou leis de incentivo, fazemos o que fazemos por amor à literatura”, diz o idealizador do Arcada, o engenheiro das letras Danilo Fochesatto.

Apoiados uns nos outros, editores mútuos de suas obras, os cinco aventureiros da arte da escrita se autodenominam ‘um bando literário nascido no mormaço de Cuiabá’. “Nossas coleções são pensadas e editadas em conjunto; nossas autopublicações, cozinhadas com carinho em fogo baixo”, diz a descrição cunhada no site dos figuras.

“Nosso esquema é fazer de tudo para que o livro chegue o mais barato possível para o consumidor final dentro de uma logística independente. Além disso, e pelo fato de sermos independentes, podemos criar novos mercados e mecanismos para atingir o público”, explica Fochesatto.

Cada obra terá uma tiragem de 300 a 500 exemplares e todas estarão disponíveis após o lançamento no sebo Raro Ruído, em Cuiabá, e no sebo Rua Antiga, em Chapada dos Guimarães, além de livrarias virtuais. Cada livro custará R$50, e quem comprar a coleção com as cinco obras ganhará um desconto de 10%.

Quem são - Júlio Custódio, mineiro de 1983, migrou para Cuiabá jovem, onde trabalhou com música, computador e filosofia. Lançou o primeiro livro de poesia em 2018 (Arcada). Cortiço Capivara é sua inauguração no mundo dos contos.

Rodrigo Maciel Meloni é jornalista, contribui com a comunicação da Aliança Nacional LGBTQI e lançou seu primeiro livro, Coitado do homem cujos desejos dependem, pelo Arcada em 2018.

Danilo Fochesatto é autor de 8ito (A Fábrika, 2007) e Lá, onde uma porta jamais parou de bater (Arcada, 2018). Fibonacci 5 é seu primeiro romance.

Santiago Santos é escritor, tradutor e preparador de textos. Publicou Algazarra (Patuá, 2018), coletânea de minicontos, Na eternidade sempre é domingo (2016), uma road trip inca, e Hei, hou, Borunga chegou, uma noveleta sobre piratas espaciais (Mafagafo, 2020). Vive em Cuiabá, onde toma tereré o dia todo.

Lorenzo (de Jesus Miranda) Falcão é natural de Niterói (RJ), mas está radicado em Cuiabá desde 1978. De forma autodidata, adentrou-se nas letras através do jornalismo cultural e da literatura, acumulando também experiências com teatro, cinema e música. Já atuou como jornalista nos principais veículos de comunicação de Cuiabá e, desde 2010, é o responsável pelo site com viés cultural tyrannusmelancholicus.com.br. É poeta, prosador e croniqueiro, e membro da Academia Mato-Grossense de Letras desde 2018. Publicou os livro de contos Motel Sorriso (2002) e Duplex: concurso interno de contos (2018, este em parceria com sua saudosa esposa Fátima Sonoda), a revista independente de poesia dIFERENTE (2005) e os livros de poemas mundo cerrado (2011), distribuidora falcão - versos no atacado e varejo (2018, Arcada) e Abobrinha (2021).

Serviço
O quê: Lançamento de livros do Arcada
Quando: 05 de setembro, a partir das 17h (até às 21h)
Onde: Varanda do Sesc Arsenal (ao lado da Choperia)
Mais informações: www.leiaarcada.com.br, perfil oficial no Instagram: @leiaarcada e 99215-7672 / 99626-9657

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia