Sábado, 14 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 14 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Opinião Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 09:00 - A | A

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 09h:00 - A | A

ALUISIO ARRUDA

Deu ruim a disputa dos Caciques

Aluisio Arruda

Conta a história que quando Cuiabá deixou de ser Província o último Interventor, oriundo do Rio de Janeiro se candidatou.

Ainda no poder, contando com a máquina da Administração, com o apoio da elite e outras vantagens, já se considerava eleito.

No entanto a realidade foi bem outra e o carioca de salto alto levou uma invertida e mordeu o pó da derrota.

Ao embarcar no antigo cais do Porto em Cuiabá de volta para o Rio de Janeiro, olhou para a cidade e disse: Esses Cuiabanos tem a cara de bobo, mas de bobos eles não tem nada.

 

Depois de alguns séculos outros mandatários, com a força de suas máquinas, respaldados por muitos setores e apaniguados que mamam nas tetas gordas do poder também cantavam vitórias, até mesmo no 1º turno.

Ambos os mandatários, cada um mais arrogante, vociferavam contra o outro, porém para cumprir com as obrigações pouco faziam.

Um queria o VLT, o outro apesar de prometer a conclusão, se tornou seu coveiro, destruiu por completo o já feito e ainda vendeu os vagões a preços de bananas.

Durante todo seu mandato ao invés de governar para todos que sustentam a máquina pública, pagam os impostos, os salários dos governantes e políticos, por conta de uma rixa pessoal, quase nada fez pela Capital e na maior cara de pau em alto e bom som repetia que iria tirar Cuiabá do buraco que ele mesmo ajudou enterrar.

Os cuiabanos e os que aqui vivem, com a cara de bobos, ou não, já enojados dessa disputa rasteira, neste 1º turno, através dos votos, deu-lhes merecida resposta.

Depois da lavada, por sinal bem merecida, nenhum um deles assume a acachapante derrota.

Sinal de que será preciso mais.

Como cidadão cuiabano, nato, desde a tenra juventude, consciente de que é a política que define a nossa educação, o nosso emprego, os salários, a saúde, moradia, transporte, enfim tudo em nossa vida, e por um futuro melhor de paz e prosperidade para a nossa cidade, Estado e Nação, humildemente venho aqui convocar a todos.

Jovens, mulheres, homens, idosos como eu, que neste 2º turno analisem com muito critério os dois candidatos. Se ambos apresentam propostas ou apenas se digladiam como outros de triste memória.

Se tiverem propostas, de importância para Cuiabá e para todos que aqui vivem e nos visitem, se realmente irão implementá-las e se serão capazes de executá-las.

Que examinem o passado e os feitos de cada um e daqueles que lhes apoiam.

Enfim vamos honrar os nossos antepassados que mesmo com a cara de bobos, mesmo errando algumas vezes, soubemos derrotar ditaduras, ditadores, maus gestores, arrogantes e prepotentes, e em muitos momentos escolher dignos representantes, garantir a democracia e o progresso, como tem registrado a nossa história.

*Aluisio Arruda é Jornalista, Arquiteto e Urbanista.

 

O Alô Chapada não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço, que é de livre manifestação

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia