O Ministério do Meio Ambiente (MMA) enviou 43 brigadistas adicionais e dois helicópteros para se juntarem aos 47 brigadistas e uma aeronave do Ibama já presentes no Pantanal para combater os incêndios que se intensificaram em novembro.
Até a última sexta-feira (10), segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 1.550 focos de incêndio no bioma, um número quase oito vezes maior que o registrado no mesmo período de 2022. O governo estadual solicitou também ajuda do Exército para melhorar a logística na região.
No Parque Nacional do Pantanal, 16% da área teria sido atingida de acordo com dados do Instituto Centro Vida (ICV), que trabalha com dados do Inpe e de outros satélites.
O Parque Estadual Encontro das Águas, um refúgio de onças pintadas, foi atingido pelo fogo em setembro e, agora, voltou a queimar. O reforço para o combate ao fogo foi anunciado após uma reunião de emergência em Brasília. (Folha SP/G1)
O fogo em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, ameaça avançar sobre o Memorial Cândido Rondon, além de se aproximar das baías de Chacororé e Siá Mariana.
*Com informações Folha de São Paulo e MidiaJur
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real