Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Meio Ambiente Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023, 08:51 - A | A

Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023, 08h:51 - A | A

BIOMA EM PERIGO

Mais de 1,5 mil focos de incêndios ameaçam o Pantanal

O Parque Estadual Encontro das Águas, um refúgio de onças pintadas, foi atingido pelo fogo em setembro e, agora, voltou a queimar.

Da Redação / Eh Fonte

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) enviou 43 brigadistas adicionais e dois helicópteros para se juntarem aos 47 brigadistas e uma aeronave do Ibama já presentes no Pantanal para combater os incêndios que se intensificaram em novembro.

Até a última sexta-feira (10), segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 1.550 focos de incêndio no bioma, um número quase oito vezes maior que o registrado no mesmo período de 2022.  O governo estadual solicitou também ajuda do Exército para melhorar a logística na região.

No Parque Nacional do Pantanal, 16% da área teria sido atingida de acordo com dados do Instituto Centro Vida (ICV), que trabalha com dados do Inpe e de outros satélites.

O Parque Estadual Encontro das Águas, um refúgio de onças pintadas, foi atingido pelo fogo em setembro e, agora, voltou a queimar. O reforço para o combate ao fogo foi anunciado após uma reunião de emergência em Brasília. (Folha SP/G1)

O fogo em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, ameaça avançar sobre o Memorial Cândido Rondon, além de se aproximar das baías de Chacororé e Siá Mariana.

*Com informações Folha de São Paulo e MidiaJur

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia