O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) saiu em defesa da correligionária, vereadora Maysa Leão (Republicanos), que foi acusada de expor uma adolescente durante audiência pública na Câmara Municipal que debateu a violência sexual contra mulheres e crianças. Segundo ele, a parlamentar não teria como saber que a jovem de 16 anos - que fez um depoimento forte, relatando ter sofrido abuso sexual do tio e do próprio pai – era menor de idade.
“Pelo que entendi é que a menina queria falar e estava autorizada a falar, não sei se estava com os responsáveis. Mas a dinâmica interna de uma audiência pública é para todo mundo falar, a sociedade ter espaço e falar. E aqui ninguém pede documento para saber a idade”, disse nesta terça-feira (26).
Para ele, tal fato foi isolado e não houve a intenção da vereadora em expor a menina. “A gente comparar isso com a exposição feita de adolescentes de maneira dolosa, é comparar uvas com maças, é até má-fé fazer isso”, afirmou.
A declaração ocorre porque o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) está sendo acusado de expor adolescentes em suas redes sociais, afirmando que eles não sabiam fazer operações matemáticas.
A audiência pública ocorreu no dia 16 de agosto e foi transmitida ao vivo pelo Youtube. Após a repercussão da adolescente, o vídeo foi apagado pela Câmara. A jovem que participou e faz o depoimento é acompanhada pela ONG Lírios, que atua no combate a violência sexual de menores e mulheres. Ela estava acompanhada de uma assistente social da ONG.
“Fui abusada aos 5 anos pelo meu tio e depois pela pessoa que acreditava que me daria suporte, meu pai. Mas hoje sou grata pela ajuda psicológica que recebi, que me tornou mais forte para poder cuidar da minha filha”, disse a jovem na ocasião.
A vereadora Maysa Leão afirmou que procurou se informar após o depoimento e foi informada que ela tem autorização da Ong para falar de sua experiência. Durante a audiência estavam presentes uma representante do Ministério Público, uma representante da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a secretária Municipal da Mulher, a tenente-coronel Hadassah Suzannah.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real