Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 21 de Junho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023, 17:53 - A | A

Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023, 17h:53 - A | A

CIDADE RENOVADA

Reforma da Praça Dom Wunibaldo em Chapada é dedicada à primeira-dama de MT

Homenagem é pela dedicação das ações sociais da primeira-dama do Estado ao município

Da Redação

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o governador Mauro Mendes, com a filha caçula do casal Maria Luiza, entregaram a reforma da Praça Dom Wunibaldo e da cobertura da Rua Quinco Caldas, em Chapada dos Guimarães, neste sábado (16.12). A reforma da praça Dom Wunibaldo foi dedicada à primeira-dama Virginia Mendes, como um espaço familiar, uma praça SER Família.

Os investimentos do Governo de Mato Grosso totalizam R$ 14,5 milhões por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com as obras executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

 Virginia Mendes ressaltou a importância do investimento para o município: “Chapada já é uma cidade linda por natureza, literalmente, e os investimentos vão ao encontro das necessidades da população e dos turistas que visitam esse lugar lindo. Todo esse investimento foi possível porque o Governo do Estado entende a necessidade que o bem-estar da população é imprescindível, e também a dedicação da gestão municipal e das parcerias por meio da Sedec e Sinfra", ressaltou.

A primeira-dama de Mato Grosso lembrou do período que morou na região de Chapada e acrescentou que “Fui criada na comunidade Rio da Casca, tenho ótimas lembranças e muito carinho por essa cidade, fico emocionada com o desenvolvimento na região. Aproveito para desejar a todos um lindo e abençoado Natal”.

De acordo com o projeto executado, a praça Dom Wunibaldo manteve suas características, com troca de piso para garantir acessibilidade. A fonte foi revitalizada, e o equipamento terá playground e estacionamento para bicicletas.

A Rua Quinco Caldas recebeu uma cobertura metálica inspirada na Igreja da Sé de Santana, com 133 metros entre as ruas Santo Antônio e Cipriano Curvo. Calçadas mais largas proporcionam mais espaço para pedestres, comércio e restaurantes, conferindo à Rua Quinco Caldas um ar de modernidade.

Além das obras inauguradas, o entorno da praça também passou por melhorias, com rebaixamento e pavimento novo das ruas Cipriano Curvo, Quinco Caldas e Fernando Corrêa em blocos intertravados. Melhorias na drenagem das ruas e revitalização das calçadas foram realizadas. Com essas mudanças, a entrada de automóveis na praça está impedida.

O governador Mauro Mendes enfatizou que o Governo, o qual ele representa, está feliz por conseguir fazer obras em todo o Estado, recuperando Mato Grosso, graças ao apoio de muitas pessoas.

“Nós vamos continuar essa luta, para melhorar a cidade de Chapada, melhorar o turismo aqui na região. Eu sempre falo, uma cidade só vai ser boa pro turista, se antes ela for boa pro cidadão que vive naquela cidade. Então, essa praça não é pra turista, essa praça é pro chapadense. Essa rua, não é pro turista, é pro cidadão de Chapada. Então sendo boa para nós mato-grossenses, com certeza ela também será boa pros cidadãos de outros estados ou de outros países que por ventura vierem pra cá”, enfatizou.

 

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Fronner, ressaltou que o momento de inauguração das obras era memorável e manifestou sua gratidão à primeira-dama Virginia e ao governador Mauro Mendes, pelo olhar sensível que a região vem recebendo.

“Quero enaltecer o trabalho da primeira-dama Virginia Mendes, que conviveu no Rio da Casca, que conviveu com pessoas simples e levou essa sensibilidade para fazer esse grande trabalho que é feito pelo povo vulnerável de Mato Grosso. O povo vulnerável de Mato Grosso se sente honrado, se sente digno de ter uma primeira-dama que tem um olhar aquecido por essas pessoas que precisam, e é isso que ela tem demonstrado, isso que eu sinto com as pessoas que são vulneráveis”, disse.

O prefeito e a primeira-dama de Chapada dos Guimarães, Hélia Mello, homenagearam a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes e entregaram a ela uma imagem de Sant’Ana, padroeira do município.

“Nós oramos muito por você, desde a pandemia até agora. A senhora superou tudo e está aqui. E esta Sant’Ana que estamos lhe entregando, que é a avó de Jesus, que ela lhe proteja, lhe dê vibração, energia para a senhor

Para a moradora de Campo Verde, Matilde Pereira da Silva, que é moradora de Campo Verde, contou que sempre visita Chapada dos Guimarães e achou a reforma da Praça e a construção da Rua Coberta, “simplesmente maravilhosas”.

“Chapada merece. Agora dá mais gosto vir aqui. Ficou muito fantástico e bom, porque pra Chapada, que o tempo é meio úmido e quando chove, ficou muito bom. E eu ficou muito feliz pela homenagem que a primeira-dama Virginia recebeu, ela merece, ela faz muita coisa boa, e é uma pessoa daqui. Os projetos sociais dela são muito bons, maravilhosos”, completou.

 

Para a moradora de Chapada dos Guimarães, Edenir Francisca de Moraes, 76 anos, a praça agora se transformou em outro lugar, mais agradável.

“Não é mais aquela praça feia que tinha antes. Agora tá ficando muito bonito. É só as pessoas conservarem agora. Aqui já trabalhou muitas pessoas, mas ninguém fez como o Mauro Mendes tá fazendo. E a primeira-dama Virginia, ela é excelente, não tenho o que me queixar dela, é muito boa”.

Praça Dom Wunibaldo, uma praça SER Família

A reforma da praça Dom Wunibaldo foi dedicada à primeira-dama Virginia Mendes, como um espaço familiar, uma praça SER Família. Na placa, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Alberto Miranda Lima dos Santos Costa, e equipe, externaram a gratidão e o reconhecimento à dona Virginia “por sua incansável dedicação aos serviços prestados através do Programa SER Família à população de Chapada dos Guimarães e de todo o estado de Mato Grosso”.

“Criada na região do Rio da Casca, Virginia Mendes é idealizadora do Programa SER Família, que contempla todos os municípios do Estado, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, mediante ações de promoção e cidadania, bem como inclusão social”, finaliza a mensagem na placa.

Durante o evento, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães também entregou à dona Virginia a moção de aplausos, em reconhecimento ao excepcional trabalho desenvolvido por meio de inúmeros projetos sociais, direcionados às famílias e jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando oportunidades e esperança.

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia