Ribeirinhos e pescadores profissionais da Baixada Cuiabana aderiram à campanha do candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral no programa eleitoral desta quinta-feira (17). Em reconhecimento ao trabalho de Lúdio na Assembleia Legislativa contra a lei da Cota Zero ou Transporte Zero, os pescadores declararam apoio ao candidato e demonstraram confiança na atuação de Lúdio junto ao governo federal para resgatar a dignidade das famílias. Desde o começo do ano, a lei do governo estadual prejudica milhares de pescadores e seus familiares, que passam fome e vivem na miséria por causa da proibição da pesca das espécies mais importantes em Mato Grosso.
"Faço questão de afirmar o nosso apoio da cadeia da pesca ao doutor Lúdio Cabral. Nós somos 16.033 famílias desempregadas, sobrevivendo na miséria, passando fome, passando dificuldades", diz o pescador Jonas dos Santos no programa. "É dolorido a sua esposa falar para você comprar uma carne e você não ter dinheiro, seu filho querer um picolé e você não ter dinheiro", completa o pescador Benedito Ribeiro, revoltado com a lei. A legislação proíbe a pesca de 12 espécies por cinco anos no estado, comprometendo a renda das famílias ribeirinhas.
No programa, Lúdio se reúne com os pescadores na beira do Rio Cuiabá e recebe a manifestação de apoio. O candidato também lembra da sua atuação em defesa da cadeia da pesca desde 2019, defendendo a reprovação da proposta do governo na Assembleia, participando de reuniões, audiências públicas e votando sempre a favor dos pescadores.
Lúdio realizou mobilizações contra a proibição da pesca artesanal e profissional. Entregou documentos denunciando os perigos da lei da Cota Zero ou Transporte Zero ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ministro da Pesca, André de Paula (PSD) e ao advogado-geral da União, Jorge Messias. O candidato também apoiou a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a proibição da pesca em Mato Grosso. Lúdio ainda defendeu o Rio Cuiabá contra a instalação de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e contra o avanço do desmatamento das margens dos rios e da poluição que afetam a vida dos peixes.
"Após a aprovação da lei, nós continuamos na luta. Fui a Brasília me reunir com todos os órgãos federais em busca de pareceres favoráveis aos pescadores e contrários a essa lei da maldade. Na prefeitura, nós vamos estar juntos dos pescadores sempre, fortalecidos e com o apoio do governo federal. Vamos lutar até vencermos, até revogarmos e anularmos essa lei da maldade, que é a Lei da Cota Zero", diz Lúdio no programa eleitoral.
Lúdio é candidato a prefeito pela coligação "Coragem e Força pra Mudar", formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), pelo PSD e pela Federação PSOL-REDE. A candidata a vice-prefeita da chapa é a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Laura Tonissi 20/10/2024
Tomem cuidado com as narrativas da esquerda!!! O caso não é bem assim!!! Vejam bem. Estima-se que aproximadamente 8.000 pessoas estejam diretamente envolvidas nessa prática de pesca tradicional no Pantanal mato-grossense, contribuindo para uma movimentação econômica anual de cerca de US$ 12 milhões. Em termos financeiros, isso se traduz em uma renda média mensal de apenas R$ 687,50 para cada pescador, sem contar com as despesas de combustível, iscas e outros insumos e instrumentos para a captura dos peixes, colocando muitos deles na linha da miséria extrema. Este valor é menos que a metade do valor do seguro defeso que estas pessoas recebem do governo durante o período de piracema, quando a pesca é proibida. Ou seja, o seguro defeso apesar de ser um baixo valor, gera mais dignidade social do que a pesca extrativa nacional nesta região e, ainda pode gerar uma proteção às espécies mais nobres de pesca.
Fabio 20/10/2024
Os caras metem redes nos rios e ainda acham que tá certo, duvido que fazem a pesca de anzol e varinha, e a natureza que se f .... não somente no Rio Cuiabá, também em todo MT, cota zero mesmo, frear esses redeiros e tarrafeiros
Maria Cicera da silva 20/10/2024
Vamos vencer
Sérgio Santana 18/10/2024
Continua a propaganda pro-Ludio! Nossa imprensa acabou mesmo.
4 comentários