Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Segunda-feira, 19 de Agosto de 2024, 07:44 - A | A

Segunda-feira, 19 de Agosto de 2024, 07h:44 - A | A

ALTERNATIVAS

Corixo adaptado ajuda animais a se hidratarem em período de seca no Pantanal

O projeto conta com recursos do Banco de Projetos e Entidades do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (Bapre), na ordem de R$ 209,7 mil

Do Leiagora

O primeiro corixo antrópico na região do Pantanal Mato-grossense, localizado no km 47 da rodovia Transpantaneira, está sendo o único lugar com condições para atender a fauna local neste período de seca. Diversas trilhas, localizadas ao redor do poço de água, demonstram que o espaço tem sido bastante visitado por animais. O ponto de apoio foi viabilizado por meio da destinação de recursos do Banco de Projetos e Entidades do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (Bapre), na ordem de R$ 209,7 mil.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini, o projeto para execução do Sistema de Mananciais do Plano de Proteção contra incêndio florestal foi apresentado e executado pela Associação de Defesa do Pantanal (ADEPAN). Com 150 metros de comprimento, quatro de largura e três de profundidade, o corixo serve de refúgio para os animais matar a sede e se refrescar em momentos de estiagem.

Conforme o projeto, além da água armazenada no período da chuva, o corixo antrópico recebe água do subsolo captada por poço tubular. Para a utilização do espaço para combate a incêndio, o acesso para captação da água foi feito por meio de um mirante, às margens da Rodovia Transpantaneira, estilo drive tru. O caminhão do bombeiro entra, abastece e sai por um outro local.

O projeto prevê ainda que o mirante possa servir no futuro para pontos de observação turística do ambiente pantaneiro.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia

Leonardo 24/08/2024

Cadê a ministra do meio ambiente,cadê o governo federal,cadê os artistas da rede globo que gravaram videozinho na internet,recordes e mais recordes negativo de queimadas e desmatamento e ninguém fala nada,quanta hipocrisia,no governo passado não havia essa passacao de pano pra tantas atrocidades como estamos vendo agora,e a preocupação nunca foi realmente com o meio ambiente,e sim com as tetas

positivo
0
negativo
0

William Gomes de Souza 21/08/2024

Salve a Amazônia Pantanal de seu maior pesadelo de seu maior inimigos o próprio homem branco salve os do homem branco enquanto há tempo enquanto há vida pois depois tudo passa .Salve a Amazônia Pantanal do desmatamento da natureza e matança dos animais p homem branco matar Judéia e maltratar com todos animais o homem branco é uma aberração abominação da natureza e os animais infelizmente....

positivo
1
negativo
0

Rosi 19/08/2024

Mônica, exatamente, também gostaria muito de uma resposta!

positivo
1
negativo
0

José 19/08/2024

Poxa vida Monica, você acompanha o quanto de desmatamento ocorre em nosso estado? Acredita que esta seca vem do lago do manso? Pois eu acho que ele é um dos motivos sim, mas é o menor perante as atrocidades que está ocorrendo em relação à natureza.

positivo
3
negativo
0

Monica dos Santos Ribeiro 19/08/2024

Não existe relação a seca no Pantanal com o lago do manso? Gostaria de saber porque não se comenta sobre isso, o porquê deste silêncio.

positivo
7
negativo
3

5 comentários