A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial realizou nessa quinta-feira (04) uma audiência pública sobre a "incidência da psicopatia na esfera política". O debate contou com a participação da médica psiquiatra e autora do livro "Mentes Perigosas", Ana Beatriz Barbosa Silva; do coordenador do Departamento de Psiquiatria Forense da Associação Brasileira de Psiquiatria, Alexandre Martins Valença e do conselheiro federal e coordenador da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina, Salomão Rodrigues Filho.
Solicitada pelo deputado Luiz Couto (PT-PB), a audiência discutiu a complexidade da esfera política, que exige que ela seja estudada de várias perspectivas.
"O tema da psicopatia, alvo de crescente interesse da psiquiatria e da população em geral, articula algumas das principais questões a considerar nessa área. Como os transtornos da personalidade antissocial se manifestam na esfera criminal e na esfera política? Há relação entre o que acontece nas duas esferas? É preciso tomar medidas para afastar da política pessoas com transtornos desse tipo? Não haveria o risco de limitar o funcionamento da democracia (e do próprio Estado de direito) se essas medidas fossem tomadas?", observou Luiz Couto.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real