20 de Agosto de 2025
Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, 09:44 - A | A

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025, 09h:44 - A | A

INIMIGO DA EDUCAÇÃO

UFMT reage a declaração ofensiva do prefeito de Cuiabá

Katiana Pereira
Da Redação

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou nesta terça-feira (19) uma nota pública em resposta às declarações do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, que afirmou em entrevista, que a instituição “é uma bosta”. A fala, desrespeitosa, gerou grande repercussão negativa entre a comunidade acadêmica e a sociedade mato-grossense.

Na nota, a UFMT manifesta sua perplexidade e indignação diante das palavras do prefeito e reforça que a Universidade é um patrimônio do Estado e do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de sua formação acadêmica, pela excelência de seus cursos de graduação e pós-graduação e pela relevância de sua produção científica.

"Declarações que desqualificam, de maneira genérica e ofensiva, o trabalho de milhares de docentes, técnicos e estudantes não atingem apenas a comunidade universitária, mas desrespeitam também a sociedade que sustenta e se beneficia do papel social da Universidade”, destacou a instituição em nota.

A UFMT lembrou ainda que, ao longo de seus mais de cinquenta anos de história, tem formado gerações de profissionais, pesquisadores e líderes que hoje atuam em todas as áreas da vida social: saúde, educação, cultura, economia, agronegócio, política e poder judiciário.

Ataques recorrentes à educação

Essa não é a primeira vez que o prefeito de Cuiabá direciona ataques à área da educação. Na semana passada, Abílio Brunini expôs alunos da rede estadual em situações vexatórias em suas redes sociais, atitude amplamente criticada por especialistas em pedagogia e direitos da criança e do adolescente.

Além disso, em outro episódio polêmico, o prefeito chegou a expulsar de um evento oficial uma professora doutora em Saúde Pública da UFMT pelo fato de a docente ter utilizado a palavra “todes” em sua fala, atitude considerada discriminatória.

Defesa da instituição

Na nota, a UFMT reafirmou seu compromisso com a sociedade mato-grossense e brasileira, destacando sua relevância não apenas na produção de conhecimento, mas também na promoção do desenvolvimento social, cultural, econômico e ambiental de Mato Grosso.

“Os profissionais formados pela UFMT honram diariamente a excelência da instituição e contribuem de maneira decisiva para o desenvolvimento do Estado e do país”, conclui a manifestação.

Reprodução

 

Reprodução

 

Reprodução

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia