Com a chegada do aguardado Festival de Inverno 2025 em Chapada dos Guimarães, a segurança dos moradores e visitantes está entre as prioridades da organização e das forças públicas. O Tenente Coronel Douglas Catanante, comandante da Polícia Militar no município, confirmou que o evento contará com um esquema especial de policiamento, com apoio de diferentes corporações e uso de tecnologias avançadas.
“Esse ano vamos manter o sistema de policiamento que fizemos nos anos anteriores, vale ressaltar que Chapada não tem histório de ocorrências sérias, teremos apoio das polícias especializadas, apoio de inteligência, de tecnologia com reconhecimento facial, uma coisa que deu super certo em eventos anteriores aqui na cidade, onde conseguimos prender fugitivos da justiça, inibir ações delituosas, para oferecer uma segurança melhor para as pessoas que estarão nos visitando para curtir a festa”, declarou o tenente coronel.
O plano de segurança prevê a atuação conjunta da Polícia Militar, polícias especializadas, serviços de inteligência, tecnologia de reconhecimento facial, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A expectativa é que, com essa estrutura integrada, o festival mantenha o histórico de tranquilidade que marcou edições anteriores.
Catanante também fez um alerta à população e aos turistas sobre a importância da responsabilidade individual durante os dias de festa.
“As pessoas precisam se cuidar, mas sempre que precisar pode contar conosco, disque 190, estaremos sempre disponíveis para ajudar”, reforçou.
A presença ostensiva das forças de segurança e o uso de ferramentas tecnológicas visam proporcionar ao público um ambiente seguro para aproveitar a programação cultural do festival, que é um dos mais tradicionais e movimentados do estado.
Perguntar ao ChatGPT
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real