A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) não irá realizar interdições na rodovia MT-251, no trecho do Portão do Inferno, na próxima semana, apesar do início das obras de retaludamento estarem confirmadas para iniciar a partir do dia 28 de agosto, próxima quarta-feira.
O Alô Chapada apurou, que, neste primeiro momento, serão realizados serviços de limpeza, ações ambientais e outras atividades que não exigem o uso de maquinário pesado, eliminando a necessidade de fechar a via para o tráfego de veículos.
O site já havia noticiado anteriormente que a Sinfra cumpriu todas as condicionantes estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), obtendo a liberação para dar início às obras no Portão do Inferno. Os trabalhos estão programados para começar no dia 28 de agosto.
A comunidade local e os frequentadores da rodovia podem, assim, seguir utilizando a via normalmente na próxima semana, sem preocupações com bloqueios ou desvios.
Protestos
Moradores de Chapada dos Guimarães estão colhendo assinaturas por meio de um abaixo-assinado online para tentar impedir o início das obras no Portão do Inferno. Mais de 13 mil assinaturas já foram colhidas.
O grupo defende que o retaludamento planejado comprometerá o direito de ir e vir da população, que ainda não sabe como se deslocar rapidamente com o fechamento da MT-251.
Na noite de terça-feira (20), um grupo moradores se reuniu com vereadores de Chapada dos Guimarães e pediram a realização de uma Audiência Pública para discurtir o plano de mobilidade para Chapada dos Guimarães, a forma de execução e o cronograma da obra, informações que ainda não foram divulgadas pelo Governo de Mato Grosso.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Angelo Falcão de Figueiredo 30/08/2024
Se fecharem essa estrada aí é que vão entender o nome de portão do inferno, pois aí é que vai ser um verdadeiro inferno.
1 comentários