O trecho da MT-251 conhecido como “Portão do Inferno”, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, terá uma nova solução estrutural: a construção de um túnel. A informação foi confirmada pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, em entrevista ao site JBNEWS. Segundo ele, o projeto foi completamente reformulado por decisão técnica dos engenheiros responsáveis pela obra, e uma nova licitação está prevista para o mês de agosto.
“Houve uma mudança completa do escopo inicial por características técnicas que só conseguiram observar quando a obra foi iniciada”, explicou o governador. “Eu não mudei nada, os engenheiros mudaram”, acrescentou.
A decisão de construir um túnel foi tomada após estudos geotécnicos identificarem alto risco de desmoronamentos no traçado atual da rodovia, especialmente durante o período chuvoso. O local é alvo frequente de interdições por conta da instabilidade do solo e do risco de deslizamentos.
Embora Mauro Mendes seja engenheiro de formação, ele enfatizou que as decisões técnicas cabem às equipes especializadas do governo. “São os técnicos do governo que conduzem isso. Embora eu seja engenheiro, não consigo acompanhar mais de mil obras que estão acontecendo no estado. Até gostaria, mas infelizmente não consigo”, disse.
A Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) já havia adiantado que o túnel será uma solução definitiva para garantir a segurança e a trafegabilidade da rodovia, que dá acesso a um dos principais pontos turísticos do estado.
Com o novo projeto básico concluído, a expectativa é que a licitação ocorra em agosto. Na sequência, deve ser emitida a ordem de serviço para o início das obras.
*Com informações do JB News
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real