Segundo o Instituto ClimaTempo, nesta terça-feira (29), Chapada dos Guimarães entrou em alerta amarelo que significa queda de temperatura no município nesta reta final de julho. As previsões indicam uma queda significativa nas mínimas e máxima nos próximos dias, exigindo atenção redobrada da população.
A previsão aponta que nesta terça a temperatura mínima deve alcançar 13 °C, enquanto a máxima não ultrapassará os 23 °C . Em comparação, os últimos dias registraram máximas de até 32 °C e mínimas na casa dos 18 °C a 22 °C, a queda marca uma grande mudança no clima de Chapada dos Guimarães.
Segundo os dados atualizados do ClimaTempo para os próximos 15 dias, após registrar temperaturas máximas superiores a 30°C, a cidade deverá enfrentar uma diminuição marcante dos termômetros, com mínimas previstas entre 13 °C e 15 °C. Esta mudança representa um declínio de aproximadamente 5 °C ou mais em relação aos dias anteriores, trazendo um clima de frio característico dessa temporada do Festival de Inverno.
Impactos e recomendações
A população deve estar atenta aos seguintes cuidados:
Agasalhar-se adequadamente durante as manhãs e madrugadas, quando os termômetros estarão mais baixos;
Proteger-se contra a baixa umidade, comum na estiagem, para evitar desconforto respiratório e ressecamento da pele;
Em caso de sintomas gripais, buscar orientação médica, especialmente para crianças e idosos, mais sensíveis às variações térmicas.
Contexto climatológico
Chapada dos Guimarães possui clima tropical sazonal (Aw), com períodos secos e possibilidade de incursões de frentes frias entre outono e inverno, justamente na época em que normalmente ocorrem as menores temperaturas no município . O município já registrou temperaturas extremas no passado, como a mínima histórica de −4,6 °C, em julho de 1975, a segunda menor do estado de Mato Grosso.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real