Na manhã desta terça-feira, dia 30, a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, através da Secretaria de Saúde junto a Vigilância em Saúde, realizou uma operação crucial para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya: a borrifação de inseticida.
O bairro escolhido para receber essa ação foi o Nova Chapada, visando conter o avanço das doenças e reduzir a presença do vetor. A borrifação é feita nos locais onde há mais casos suspeitos e confirmados das doenças, desta forma, além do Nova Chapada, haverá atendimento em vários pontos da cidade e conta com a participação ativa da população.
A próxima etapa desse esforço concentrado será no bairro São Sebastião, agendada para o dia 02 de maio. A Secretaria de Saúde assegura que o inseticida utilizado é seguro para humanos e animais, solicitando à comunidade que colabore mantendo portas e janelas abertas durante a aplicação, a partir das 05 da manhã.
Ressalta também que, embora a borrifação seja uma medida eficaz na redução dos casos de dengue e outras arboviroses, ela não é suficiente para erradicar o problema. Portanto, cada indivíduo deve assumir sua responsabilidade, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas residências e quintais, utilizando repelentes e buscando atendimento médico ao apresentar sintomas dessas doenças.
* Com assessoria
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real