12 de Julho de 2025
Sábado, 12 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 12 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Sexta-feira, 11 de Julho de 2025, 13:48 - A | A

Sexta-feira, 11 de Julho de 2025, 13h:48 - A | A

PREPARO

Prefeitura de Chapada dá início a elaboração do Plano Plurianual e capacita equipe gestora

Da assessoria
Da Redação

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães iniciou oficialmente nesta quinta-feira (10) o processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, com a realização da primeira oficina de capacitação da equipe de gestão municipal. A atividade aconteceu no auditório do Sindicato Rural e contou com a presença do prefeito Osmar Froner, de dos secretários municipais acompanhados de seus assessores diretos, além do representante da consultoria responsável pela condução dos trabalhos.

Luiz Rodrigo, representante da empresa de assessoria responsável pela condução do processo, destacou a importância do momento. “Hoje estamos realizando a primeira oficina de capacitação da equipe de gestão da Prefeitura, com o intuito de elaborar o Plano Plurianual relativo aos exercícios de 2026 a 2029. Esse planejamento é fundamental, pois define as ações que poderão ser executadas no município de acordo com sua capacidade de arrecadação. É o momento de reunir ideias políticas, governamentais e as demandas da população para transformá-las em ações concretas e viáveis”, afirmou.

O prefeito Osmar Froner também se pronunciou durante a abertura do evento.
“Estamos construindo um plano com base no diálogo, ouvindo nossa equipe técnica e, principalmente, a população. Nosso compromisso é garantir que o PPA reflita as reais necessidades da nossa cidade e que cada recurso seja bem aplicado, com responsabilidade e transparência. Este é um momento fundamental para projetarmos o futuro de Chapada com planejamento e participação social”, destacou o prefeito.

O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública e tem como função estabelecer diretrizes, objetivos e metas da gestão municipal. Por meio dele, o município pode direcionar os investimentos em obras, serviços e políticas públicas.

De acordo com a Secretaria de Finanças Caroline Pacheco, os próximos passos do processo incluem a participação direta da população. “Vamos disponibilizar um formulário online, por meio de link oficial, para que todo cidadão possa sugerir ações para sua cidade, seu bairro ou sua rua. O objetivo é garantir que a sociedade seja parte ativa da construção deste plano”, destacou. O link de participação está disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_gj-5xV6UFXEeVILd_Ggm7i2KeoRqgvUSgtf0BzwOFSX5qw/viewform

Após a coleta das sugestões populares, as informações serão organizadas em oficinas temáticas, com a participação de cada secretaria municipal. Em seguida, será feita uma análise técnica e política, que culminará na elaboração de um pré-projeto, a ser submetido à avaliação do prefeito e, posteriormente, apresentado à sociedade em audiência pública. Por fim, o projeto final do PPA será encaminhado para apreciação e votação na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães.

A gestão reforça que o processo é democrático, transparente e visa atender às reais necessidades da população chapadense, alinhando as ações da administração pública com as demandas sociais de forma eficiente e responsável.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia