Nas andanças pelas comunidades rurais de Chapada dos Guimarães, o atual prefeito, Osmar Froner (União), que busca a reeleição, tem ouvido um pedido comum por onde passa: “Instalação das academias de saúde ao ar livre”. Na atual gestão, Froner já instalou duas academias na cidade e apoiou a instalação de outras três. Agora, o objetivo é dar a mesma oportunidade aos moradores da zona rural.
“A prática de atividades físicas é fator preventivo para uma série de doenças e contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Além disso, as academias públicas são importantes para fortalecer os espaços de convivência na comunidade”, destacou Froner, que acompanhado da primeira-dama Hélia Mello, tem visitado os bairros e comunidades rurais de Chapada, para ouvir as demandas da população.
Geralmente, a implantação das academias ao ar livre é executadas por meio de convênios com os municípios, grande parte é viabilizada em indicações de emendas parlamentares e também apoio dos clubes de serviços, como Lions e Rotary.
“Durante toda a nossa gestão, apoiamos as iniciativas que visam disponibilizar equipamentos e estruturas para a população se movimentar. Agora, temos o compromisso de ampliar, divulgar essa prática em todas as comunidades rurais, que carecem de academias particulares”, explicou Osmar.
Dentre os equipamentos que fazem parte da academia estão simuladores de caminhada, de esqui e de cavalgada, bancos de exercícios, multiexercitadores e aparelhos de rotação diagonal. O conjunto possibilita atividades que trabalham uma variedade de grupos musculares, como membros inferiores superiores, peito e glúteos, e também de alongamentos.
Outra proposta que visa dar melhor qualidade de vida, é a construção do Centro de Convivência para a pessoa idosa. Inclusive, a gestão já destinou terreno para construção do imóvel, o projeto já foi elaborado e está em análise na SINFRA-MT.
Com assessoria
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real