Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 15 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Segunda-feira, 09 de Outubro de 2023, 06:55 - A | A

Segunda-feira, 09 de Outubro de 2023, 06h:55 - A | A

MAIS RECURSOS

Lei de MT reconhece Parque Nacional de Chapada como interesse turístico

Lei aprovada em MT fomenta recursos para Parque Nacional de Chapada

KATIANA PEREIRA
Da Redação

Foi sancionada na última sexta-feira (6) pelo governador Mauro Mendes (União) a lei 12.292/23, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que reconhece o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães como de “relevante interesse turístico do Estado de Mato Grosso”. A legislação permite a criação de parcerias para manutenção, ampliação e fomento ao turismo no parque. Até o momento não havia uma lei estadual neste sentido. 

"Art. 1º Fica reconhecido como de relevante interesse turístico do Estado de Mato Grosso o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães Art. 2º O Poder Executivo poderá estabelecer políticas de parceria para manutenção, ampliação e criação de estratégias turísticas para o fomento do local", diz a Lei.

Na justificativa do projeto, o deputado fez um relato histórico da evolução do local e também sobre a biodiversidade presente em Chapada dos Guimarães. "Dentro de uma extensa área de planalto, o relevo da Chapada dos Guimarães caracteriza-se pela presença de grandes encostas e escarpas de arenito vermelho que vão de 600 a 800 metros de altitude. Este complexo rochoso apresenta-se em canyons e ruínas de curiosas formas diferentes. A região, borda do Planalto Central Brasileiro, situa-se sobre uma das mais antigas placas geológicas do planeta. Há cerca de 500 milhões de anos havia uma camada de gelo no local. Há 300 milhões de anos tudo era mar. Há 150 milhões de anos um deserto encobriu a área. Há 64 milhões de anos foi à vez de uma densa vegetação servir de alimentos aos animais pré históricos até sua extinção", disse Wilson em trecho do projeto de lei.

Por fim, o deputado apontou que o reconhecimento de "interesse turístico do Estado garante destinação de recursos e possibilidades de
realização de parcerias para sua preservação".

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é gerido pelo ICMBio, e concentra cachoeiras de água cristalinas, rios, canions e vasta paisagem natural de um amplo cerrado.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia