Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 29 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Domingo, 12 de Novembro de 2023, 12:01 - A | A

Domingo, 12 de Novembro de 2023, 12h:01 - A | A

BATUCA MT

Escola municipal de Chapada dos Guimarães recebe projeto de musicalização

Nos dias 08 e 09, o projeto ofertou atividades de construção de instrumentos musicais, utilizando materiais recicláveis ou reaproveitáveis de uso comum no dia a dia

Da Redação

A Escola Municipal Professora Elba Xavier Ferreira, que fica localizada na comunidade de Água Fria, recebeu nos dias 08, 09 e 10 o projeto social “Batuca MT”. Com o objetivo de desenvolver a formação musical, por meio da percussão alternativa, tirando o som de instrumentos feitos a partir do lixo seco (reciclagem) e a consciência ambiental, contou com palestra sobre Educação Ambiental, Cultura Mato-grossense e Empreendedorismo, ambas conduzidas pelo pesquisador e artista, Anselmo Parabá.

Nos dias 08 e 09, o projeto ofertou atividades de construção de instrumentos musicais, utilizando materiais recicláveis ou reaproveitáveis de uso comum no dia a dia.

O projeto ensina a construir instrumentos variados fáceis de tocar por meio de técnicas simples, rápidas e seguras. Voltadas para crianças e adolescentes.

Para se ter uma ideia, podem ser utilizadas para a construir os instrumentos, desde latinhas de alumínio, latas de tinta reciclada, galões plásticos, cordas ou cordões, pedaços de madeiras (tipo cabos de vassouras velhos), fita durex, panos velhos, tintas spray, arroz quirera e tampinhas de desodorantes.

Já nesta sexta-feira (10), foi realizada uma apresentação com o resultado dos instrumentos elaborados pelos estudantes junto com o mestre Anselmo Parabá, seguido de uma palestra de conscientização ambiental, equilíbrio e autoconhecimento, para toda a escola.

O Projeto Batuca MT é uma realização do Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, em rede com a Startup Social Anjos da Lata – Sucata Musical.

O Projeto Batuca MT que existe há 10 anos, vem mostrando que a educação se transforma e a arte salva.

Conta com patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com o apoio da Assembleia Legislativa do Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães por meio da Secretaria Municipal de Educação.

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Álbum de fotos

Assessoria de Imprensa

Comente esta notícia