Devido ao dia dos pais, que acontece nesse domingo, 10 de agosto, O Fórum de Chapada dos Guimarães organizou um multirão, que iniciou dia 04 de agosto e se estende até hoje, sexta-feira (08).
O projeto, busca reduzir o número de crianças sem o nome do pai nas certidões de nascimento, oferecendo serviços gratuitos de reconhecimento de paternidade.
Mais de 91 mil crianças foram registradas sem o nome do pai no Brasil em 2024, segundo dados do Portal da Transparência, da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais – Arpen. O levantamento levou em conta os registros realizados de janeiro até 19 de julho. Por dia, são cerca de 460 registros sem a identificação da paternidade. A quantidade é menor que a registrada no mesmo período em 2023, que contabilizou 97,2 mil. Contudo, ao contabilizar desde o início do levantamento, em 2016, a quantidade de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento sobe para 1.283.751 em todo o país.
Mutirões como esse são impulso para que cada dia mais essa realidade mude, e mais crianças possam ter seus direitos garantidos.
Embora o mutirão termine hoje, o Fórum de Chapada informa que realiza esse serviço regularmente todos os dias úteis do ano, embora durante a semana do dia dos pais haja um intensivão da equipe para agilizar serviços desse cunho.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real