Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 17 de Maio de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023, 09:16 - A | A

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023, 09h:16 - A | A

CONAE 2024

Chapada debate metas e estratégias da Educação para a próxima década

resultados das etapas municipais incluirão o diagnóstico da situação educacional, informa o MEC

Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu esta semana a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação – Conae 2024, que este ano debateu o tema “Política de estado para a garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. O evento foi realizado na Câmara Municipal, ea abertura contou com uma série de apresentações culturais.

Os alunos da Escola Municipal Thermozina de Siqueira, apresentaram um número de dança índigena, sob coordenação do professor de Artes Circenses Joelson Aguiar. Em seguida foi a vez do grupo de Siriri Flor do Cambambi, da comunidade de Água Fria, apresentar a dança característica da cultura mato-grossense, na companhia dos alunos da Escola Municipal Elba Xavier.

 A mesa de abertura foi composta pelo prefeito Osmar Froner; o secretário de Educação, Benedito Lechner; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Sebastião Raudinei e pelas vereadoras Cidú Siqueira e Rosa Lisboa.

Também compuseram a mesa, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Hudson Benedito; representando a Comarca de Chapada dos Guimarães, Benjamin Duarte; a representante do Conselho Estadual de Educação, Patrícia Nogueira; o representante da Secretaria Estadual de Educação de Educação, professor Anderson Michiura.

Durante a abertura, o prefeito Osmar Froner, destacou o investimento na Educação. “A gestão municipal aplicou 30% dos recursos na área da educação, melhorando a infraestrutura do local, possibilitando mais segurança, conforto e espaço de qualidade para todos os alunos. Também investimos em computadores, brinquedos pedagógicos, capacitação, entre outros. Essa conferência é onde vários podemos avaliar, sugerir e propor políticas para melhoria do nosso sistema de ensino para o decênio 2024-2034, então quero que aqui chamar a todos a responsabilidade de promover educação”. disse o prefeito.

No encerramento, após discutir os eixos temáticos e apresentar as propostas que serão levados a uma nova plenária em nível regional, foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa regional da CONAE. A conferência contou ainda com a participação da comunidade escolar (professores, gestores e alunos), autoridades e população em geral.

Fórum Nacional de Educação (FNE) reconstruído irá organizar CONAE 2024

No dia 12 de setembro, o Decreto Lei 11.697/23 foi publicado, convocando de maneira extraordinária a Conferência Nacional de Educação (Conae), edição 2024, que acontecerá entre os dias 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília – DF. O tema central da conferência é "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".

Essa convocação faz parte da agenda de reconstrução do Fórum Nacional de Educação, responsável pelo acompanhamento e implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Após a sua recomposição, conforme estabelecido na Portaria Ministerial 478 de 17/03/2023, a equipe do Ministério da Educação (MEC) concentrou seus esforços na recomposição do Fórum e na retomada das atividades, informa o MEC.

A Conferência Nacional, programada para o início de 2024, será precedida pelas etapas municipais e estaduais. Seus resultados incluirão não apenas o diagnóstico da situação educacional, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. A Conae tem objetivos específicos, como avaliar a implementação do PNE vigente, subsidiar a elaboração do próximo PNE (decênio 2024-2034) e contribuir para a identificação dos desafios e necessidades educacionais. Além disso, a conferência produzirá referências que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o PNE (decênio 2024-2034), com o propósito de fortalecer a cooperação federativa em educação e o regime de colaboração entre os sistemas.

*Com informações Ascom/Chapada

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia