Neste episódio do Câmara Cast, a jornalista Katiana Pereira recebeu Djenane Soares e Thamara Malta, o Secretário de Saúde e a Coordenadora Geral da atenção básica de Chapada, que falaram sobre a rotina de trabalho, especialidades médicas, atendimento na UPA, acompanhamento de idosos, reinauguração dos PFS's e muito mais.
Segundo o Secretário, Chapada dos Guimarães possui 11 unidades de saúde, 15 médicos circulando entre elas, tendo sempre 2 enfermeiros e 4 técnicos em cada período do dia, e na UPA há sempre 3 médicos, garantindo um atendimento rápido aos pacientes:
"Hoje a gente possui essas 11 unidades em diversas situações, na zona urbana e zona rural há unidades em que atendemos nossa população. Chapada vem crescendo muito, isso é claro para todos nós, à vezes a gente vê a possibilidade de poder crescer um pouco mais também a área da saúde, porém isso exige um custo muito alto, e a gente vem trabalhando na medida do possível para atender todas as nossas demandas", explicou Djenane.
Ele explica que em alguns bairros que não há unidade, principalmente no Bairro Por-do-Sol, são denominadas regiões chamadas de micro-áreas, onde atuam em pontos de apoio, garantindo que mesmo em lugares mais distantes haja atendimento gratuito para
"A função da atenção básica é a promoção e a reabilitação de doentes, inelizmente a gente só deixa para ir na unidade quando está doente, temos muitos casos assim, é difícil colocar na cabeça das pessoas para elas trabalharem essa questão preventiva, a gente promove ações, que trabalha na promoção da sáude, e é uma dificiculdade para as pessoas irem participar, mas mesmo assim temos uma demanda muito grande nas unidades, tanto urbana quanto rural", revelou a coordenadora, explicando que a maioria dos visitantes utiliza a UPA, e não as PSF´s, que são mais voltadas para comunidade local.
Recentemente o vereador Kinho aprovou projeto de lei que permite atuação dos enfermeiros em algumas funções, como prescrição de medicamentos, portanto são também parte importante do funcionamento das unidades:
"A nossa profissão vem sendo cada vez mais reconhecida, as pessoas ainda tem preconceito culturalmente que só os médicos ´podem atender, mas temos que colocar na cabeça que os enfermeiros são profisisonais super capacitados, tem estudo e estão ali para prestar o melhor atendimento possível", revelou Thamara que também é enfermeira.
Thamara também convida a população a ficar de olho nas vacinas, e reitera:
"Muitas doenças foram erradicadas por conta das vacinas. Nós buscamos sempre intensificar as campnhas vacinais, chamando nas escolas para que cada vez mais a spessoas se conscientizem da importância!", explicou.
Melhor Idade
O Secretário e a coordenadora também relembravam as diversas atividades para o público idoso de Chapada dos Guimarães, que é uma grande parcela da comunidade do município. Como a academia de saúde, praticas integrativas como reiki e diversas outras atividades recreativas.
Para finalizar, o Secretário garantiu que o PSF de João Carro e Água Fria estão praticamente prontos para serem devolvidos a população.
ASSISTA AQUI:
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real