O governador Mauro Mendes (União) confirmou que o novo projeto para solucionar os riscos no trecho conhecido como Portão do Inferno, na rodovia MT-251, ainda não foi entregue à Justiça Federal. Segundo ele, a proposta em elaboração prevê a construção de um túnel entre as serras de Chapada dos Guimarães, mas o projeto básico ainda está em fase de finalização.
“Essa engenharia de valor foi aprovada e está, nesse momento, fazendo o projeto básico para definir. E é um túnel que será apresentado”, afirmou Mendes nesta segunda-feira, 18 de agosto.
O Ministério Público Federal (MPF) acompanha de perto a situação por meio de um procedimento administrativo que fiscaliza as obras na MT-251, dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A medida visa assegurar que as condicionantes ambientais exigidas para o licenciamento sejam cumpridas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A rodovia, especialmente no trecho do Portão do Inferno, foi considerada crítica devido a possibilidade de deslizamentos. Desde 2023, o tráfego tem sofrido interdições frequentes em razão das obras que deveriam ter sido iniciadas. Inicialmente o governo do estado havia definido que a obra a ser realizada seria o Retadulamento, que foi mais tarde cancelada, após pressão da população, políticos e estudiosos que reiteraram a importância da preservação arqueológica e da natureza do local.
Até agora, apenas telas de contenção foram instaladas para reduzir o risco de novos desmoronamentos, enquanto a definição do projeto do túnel segue em análise, e ainda não foi entregue a justiça.
*Com informações do Estadão
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real