Domingo, 27 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Domingo, 27 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Agricultura Quinta-feira, 23 de Março de 2023, 09:00 - A | A

Quinta-feira, 23 de Março de 2023, 09h:00 - A | A

PECUÁRIA

China suspende embargo à carne brasileira e setor comemora

Na manhã de hoje (23), em Pequim, o ministro Fávaro anunciou a liberação da importação de carnes bovinas para a China

Da Redação

Após reunião do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, nesta quinta-feira (23), em Pequim, o governo chinês decidiu que vai levantar o embargo à carne bovina brasileira.

As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”), identificado em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).

Desde a descoberta do caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária vem trabalhando com transparência e tomando todas as providência necessárias conforme protocolo de importação internacional.

Nesta manhã, em Pequim, o ministro Fávaro anunciou a liberação da importação de carnes bovinas para a China.

“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse Fávaro, ao final do encontro.

SETOR PECUÁRIO

A certificação e o embarque da proteína animal para o país asiático serão normalizados e podem ser retomados imediatamente. A informação, que já era bastante aguardada pelo setor, foi comemorada pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid.

“Sabemos a importância que o mercado chinês tem para nossa produção, ao mesmo tempo em que sabemos da qualidade e de todo o rigor sanitário utilizado na produção da carne brasileira. Justamente por isso, entendíamos que essa situação necessitava de uma solução urgente. Quero parabenizar publicamente nossa ministra Tereza Cristina, e toda a equipe do MAPA, que não pouparam esforços para retomada desse mercado, como também todas as demais entidades envolvidas nesse pleito e, claro, aos nossos associados, produtores de carne, que têm desenvolvido um trabalho formidável para que a carne de Zebu, que está na mesa do Brasil, também esteja no mundo todo”, comemora Rivaldo Júnior.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) também comemorou a resolução. "A OIE, uma organização intergovernamental responsável por melhorar a saúde animal em todo o mundo, independentemente das práticas culturais ou das situações econômicas nos países membros, reconhecida como uma organização de referência pela Organização Mundial do Comércio (OMC), contando com 180 países membros, analisou as informações prestadas, e reafirmou o status brasileiro de “risco insignificante” para a enfermidade. “Ficamos satisfeitos com o nível de informações fornecidas pelo Mapa. Nossa equipe já esperava pela reabertura do mercado, pois sabemos que o produtor brasileiro trabalha com seriedade e que nosso mercado é um dos mais exigentes do mundo”, concluiu o diretor técnico da Acrimat, o médico veterinário Francisco Manzi. 

*Com informações EBC

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia



contatoalochapada@gmail.com

(65) 99235-9330