Terça-feira, 23 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Terça-feira, 23 de Julho de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 09:42 - A | A

Sexta-feira, 26 de Maio de 2023, 09h:42 - A | A

ESPETÁCULO

Teatro da UFMT será palco para “O som das Sapatilhas”, apresentação da Orquestra Sinfônica da UFMT & Ópera Ballet.

O encontro entre o raro e o majestoso acontece dia 28 de maio (domingo) no Teatro Universitário (UFMT) em duas sessões, 16h e às 20h.

DA REDAÇÃO

O som das Sapatilhas é um espetáculo que unirá a Orquestra Sinfônica da UFMT e o Corpo de Baile do Ópera Ballet, oferecendo à sociedade a oportunidade de prestigiar um concerto de alto nível, numa formação estética, sonora e artística que coloca o Teatro da UFMT nos moldes dos espetáculos Europeus, sobretudo por conta da presença da Orquestra no fosso, enquanto a magia baila palco acima.

Para Maila Weber e Verônica Weber, do Ópera Ballet, “Trata-se de um momento muito especial e raro, onde clássicos como Lago dos Cisnes e La Bayadere vão transportar a plateia no tempo e espaço para os glamourosos palcos internacionais, cheios de encantos e emoções.”

BALLET1

 

Para além do concerto, a universidade cumpre sua função educacional, cultural e também social, uma vez que está firmada a parceria com o Abrigo Bom Jesus, na forma do ingresso solidário, que possibilita a entrada pagando metade do valor, condicionado apenas ao acréscimo de 1 quilo de alimento não perecível.

Fabrício Carvalho, Maestro da Sinfônica da UFMT, comenta que é “um momento memorável poder fazer um espetáculo que reúne dois corpos estáveis de muito bom gosto, sendo eles o corpo de baile de uma das melhores escolas de Ballet do centro-oeste com uma das melhores orquestras também da região. A mudança da ambiência, sonoridade e formação da orquestra no fosso é também uma oportunidade única."

Dentre vários clássicos que serão interpretados pela orquestra e o corpo de baile, vale destacar O Lagos dos Cisnes e La Bayadère, contando um pouco da história e contextualizando as montagens.

O Lago dos Cisnes
A música do balé O Lago dos Cisnes foi escrita pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876. Sua primeira montagem estreou em 1877, no Teatro Bolshoi, porém foi somente em 1895 que o balé se tornou um enorme sucesso, com uma nova coreografia criada por Marius Petipa e Lev Ivanov e apresentada no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo.

Estruturada em quatro atos, o balé conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne pelo perverso feiticeiro Rothbart que desejava se casar com ela e dominar o seu reino. Odette e todo seu cortejo estão aprisionados às margens de um lago no reino do feiticeiro, e conseguem recuperar sua aparência humana apenas por algumas horas, à noite. Para quebrar o feitiço, a princesa precisa que um jovem admirador lhe declare amor e fidelidade. Conduzida pela orquestra o trecho presente no segundo ato n.10, a música de Tchaikovsky exibe uma dramática melodia apresentada inicialmente pelo oboé e expandida para o tutti orquestral. Nuances sonoras repletas de tensão expressas pela incessante afirmação temática cria o clima ideal para os acontecimentos das cenas que estão por vir.

La Bayadère ( Dançarina do templo)
O Ballet narra a história da Nikya, ( dançarina do templo), e de Solor, ( jovem guerreiro), que são apaixonados e planejam fugir juntos e juram fidelidade diante do fogo sagrado. Mas Solor esquece de seu juramento quando Rajá, satisfeito com o presente que recebeu de Solor oferece a mão de sua filha Gamzatti em casamento.

SERVIÇO
Concerto: “O som das Sapatilhas” Orquestra Sinfônica da UFMT & Ópera Ballet
Data e hora: 28.05 (domingo) em duas sessões (16h e 20h)
Local: Teatro Universitário (UFMT)
Ingressos: 
- Inteira: 140,00 inteira
- Meia para estudantes: 70,00
- Meia solidária: 70,00 + 1 kg de alimento não perecível destinado ao Abrigo Bom Jesus
- Gratuidade PcD: enviar RG e carteirinha comprobatória para [email protected]
Vendas: Compre aqui 

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia