16 de Julho de 2025
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 17:00 - A | A

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 17h:00 - A | A

NA EXPOAGRO

Milhares de pessoas curtem Festival Chico Gil de Lambadão

Da assessoria
Da Redação

Com público de mais de 10 mil pessoas, o Festival Chico Gil de Lambadão Cuiabano foi o grande destaque cultural da noite desta terça-feira (15), durante a programação da 57ª Expoagro, realizada no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. O evento, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, consolidou-se como uma vitrine vibrante da cultura local, unindo música, dança e tradição em um espetáculo que se estendeu até as 2h da manhã.

A abertura ficou por conta do Grupo Cururu e Siriri Elétrico, que encantou o público com uma fusão moderna dos ritmos tradicionais da Baixada Cuiabana, misturando os elementos do cururu e siriri com instrumentos elétricos. Em seguida, passaram pelo palco nomes consagrados do lambadão e da música regional: Clebinho Show, Banda Os Inocentes, Banda Scort Som, Banda Novo Som, Matheusinho Sucessinho, além de Eduardo Braga e Banda Loop, que encerraram a noite em clima de celebração.

Presente no evento, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou a importância de inserir a cultura cuiabana em um espaço tradicionalmente voltado ao agronegócio. “É muito importante estar aqui hoje porque a gente insere, dentro de um evento voltado ao agronegócio, o reconhecimento de Cuiabá como a capital do agro. Mas não só isso: também promovemos a nossa cultura regional, a música que toca na Baixada Cuiabana, como o siriri, o cururu, o lambadão, além das apresentações culturais. A gente acaba apresentando tudo isso para quem nos visita”, afirmou.

A primeira-dama, Samantha Iris, também participou do festival e reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento das raízes cuiabanas, especialmente por meio de iniciativas como o programa Siminina. “O que a Prefeitura tem feito, e continuará fomentando, é justamente trazer a cultura cuiabana para dentro de eventos já consolidados no calendário da cidade. Um exemplo é o Siminina, no qual inclusive está previsto que as meninas atendidas possam vir conhecer de perto esse espaço e essas manifestações culturais. Toda ação possível que fortaleça nossa cultura, a Prefeitura está comprometida em realizar”, pontuou.

O Festival Chico Gil de Lambadão Cuiabano integrou o programa Cuiabá é Show, uma iniciativa institucional de valorização da identidade cultural local. Segundo a organização, esta foi a primeira vez que o evento abriu espaço oficial para o lambadão e outros ritmos da baixada, graças a uma articulação conjunta entre a Prefeitura de Cuiabá, o Sindicato Rural, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa. “A luta para colocar o artista local em seu devido lugar, um lugar de respeito e valorização, é antiga. E nesta edição, esse reconhecimento finalmente se concretizou. Essa é, sem dúvida, uma ação que marca um divisor de águas na gestão do prefeito Abílio. Era isso que o povo esperava”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Johnny Everson

Além do espetáculo cultural, a Prefeitura de Cuiabá marcou presença na Expoagro com ações voltadas ao bem-estar e cidadania. A Diretoria de Bem-Estar Animal promoveu atividades educativas sobre a causa animal, o Sine Municipal esteve com sua van oferecendo oportunidades de emprego e capacitação, e o estande do programa Agro da Gente, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho, trouxe informações e apoio técnico a pequenos produtores da região.

Todos os secretários municipais prestigiaram o evento ao lado do prefeito, assim como diversas autoridades locais, fortalecendo a união institucional em torno da valorização da cultura cuiabana. A presença maciça da gestão municipal reforça o compromisso com o fortalecimento das manifestações populares e com a ocupação dos grandes eventos como espaços de identidade e pertencimento.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia