24 de Maio de 2025
Sábado, 24 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 24 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 10:00 - A | A

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 10h:00 - A | A

MEMÓRIAS

Escritora transforma maternidade atípica em arte no livro 'Memória Alice Realidade Rosa'

Obra nasceu de um musical e revela, com lirismo e crítica, as dores e afetos de mães sobrecarregadas

Do Entretê

A escritora, compositora e servidora pública Flávia Pires lança o livro "Memória Alice Realidade Rosa", um projeto que nasceu para ser um musical, mas se transformou em uma peça literária com forte carga poética e emocional. Mãe atípica e atuante nas áreas de educação e escuta social, ela escreveu os versos e canções que permeiam a obra enquanto aguardava sessões de terapia de seu filho, Benício.

“As cenas eram envolvidas por canções minhas, mas a obra foi ficando extensa e fiquei preocupada com o custo operacional e a complexidade de sua execução”, explica. O resultado foi a publicação de um texto dramático encurtado, mas com densidade artística preservada.

O livro mistura memórias e realidade. Diálogos com o filho de seis anos despertaram lembranças da infância de Flávia, revividas em cenas de brincadeiras e situações familiares. Esses momentos ajudaram-na a compreender melhor sua própria criação por uma mãe amorosa, mas exausta.

Nas salas de espera de clínicas de tratamento infantil, Flávia também encontrou ecos de suas vivências. “Os familiares de estranhos tinham uma voz familiar”, observa. Assim, a obra reflete não apenas sua história, mas a de muitas mães em jornadas solitárias e divididas entre cuidados, responsabilidades e a tentativa de manter vínculos afetivos saudáveis.

Em “Memória Alice Realidade Rosa”, a protagonista desenha a relação familiar que gostaria de ter vivido. Criada por uma mãe que ela mesma criou, Alice é fruto de reflexões sobre ausência, excesso de funções, afetos interrompidos e a difícil missão de perdoar. A peça propõe, ao final, uma provocação poética: o que realmente aconteceu cabe ao público decidir.

O livro já está disponível e pode ser adquirido através do formulário online ou pelo Instagram da autora, @flaviapiresmt. O lançamento ocorrerá no mesmo dia da estreia da peça homônima.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia