24 de Maio de 2025
Sábado, 24 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 24 de Maio de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 14:30 - A | A

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 14h:30 - A | A

POSSÍVEL FALSIFICAÇÃO

Mais duas marcas de azeite de oliva são proibidas pela Anvisa

Já é o segundo caso apenas nesta semana. Na terça-feira a Agência já havia vetado a fabricação, distribuição e venda de outros dois rótulos

Do Canal Rural

Mais duas marcas de azeite de oliva foram proibidas de serem comercializadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em decisão publicada na Resolução 1.902 desta quinta-feira (22).

Assim, fica proibida a fabricação, distribuição, propaganda e venda dos rótulos Almazara e Escarpas de Oliveira.

Segundo nota da autarquia, o veto provém de denúncias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que identificou, em apreensões, a origem desconhecida das duas marcas. Ambas têm como embaladora a empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação LTDA.

Trata-se do segundo caso de proibição de venda de azeite apenas nesta semana. Na terça-feira (20), as marcas Alonso e Quintas D’oliveira também passaram a ter produção, distribuição e venda proibidas.

Ambos possuíam, na descrição de seus rótulos, uma empresa com CNPJ inexistente na base de dados da Receita Federal: a embaladora Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga LTDA.

Além disso, os dois azeites também se enquadraram na definição de alimentos corrompidos, adulterados, falsificados, alterados ou avariados. De acordo com o Mapa, análises detectaram a presença de outros óleos vegetais não identificados na composição dos produtos.

A pasta lembra que, em caso de infração, a venda dos quatro produtos suspensos pode configurar infração grave. Além disso, os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia